Aberto cadastro escolar para 2026
Famílias têm até 14 de novembro para inscrever os estudantes pelo site oficial do sistema: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu, nessa terça-feira, 14, as inscrições do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o ano letivo de 2026. O prazo segue até 14 de novembro e deve ser realizado exclusivamente pelo site cadastro escolar .educ acao.mg.gov.br
O Sucem organiza o ingresso de novos estudantes na rede pública estadual e municipal em 775 municípios, garantindo critérios de transparência e prioridade no encaminhamento das vagas. A renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino foi realizada automaticamente até o dia 9 de outubro.
PÚBLICO ALVO
Deverá se inscrever no Sucem o público que:
I - ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, com seis anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2026;
II - ingressar nos demais anos de escolaridade da Educação Básica, advindo de outras redes que não sejam da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais ou da Rede Municipal do município onde reside;
III - já esteja matriculado em 2025 em escola da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais, mas a sua escola não ofertará, em 2026, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante;
IV - pretenda retornar aos estudos no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, observada a idade mínima de quinze anos para o Ensino Fundamental e de dezoito para o Ensino Médio quando se tratar da EJA;
V - ingressou em escola estadual após o dia 09/10/2025;
VI - pretenda ingressar em cursos da Educação Profissional na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais no primeiro semestre de 2026.
Para mais informações, a íntegra da Resolução SEE nº 5.191/2025, que regulamenta o processo de cadastro e matrícula, pode ser consultada pelo link https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/RESOLUCAO-SEE-No-5.191-DE-03-DE-OUTUBRO-DE-2025.-Public.04-10-25.pdf . As famílias que precisam inscrever novos estudantes devem ficar atentas ao prazo e buscar apoio nas escolas estaduais e municipais, nos municípios que aderiram ao processo de cadastro unificado, em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso à internet.
TECNOLOGIA
Para a rede estadual, o Sucem é a porta de entrada dos estudantes no ecossistema da educação, e se comunica diretamente com a plataforma Simade, onde são registradas as matrículas dos estudantes. Responsável pelo desenvolvimento e sustentação do Sucem, a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) detalha as novidades da plataforma.
“Para 2025, a novidade é a integração com a Receita Federal para validação do CPF do candidato, solução implementada pela Prodemge para garantir uma maior integridade dos dados já na inscrição, uma vez que a consistência nas informações registradas é fundamental para a segurança e agilidade do processo”, detalha o gerente de produto da companhia, Matheus Silvino.
Nesse sentido, ele destaca a importância do candidato cadastrar um CPF válido. Caso não possua o documento, o próprio Sistema direciona o candidato para emissão online e gratuita.
A previsão da SEE é disponibilizar o resultado do encaminhamento, que especifica em qual escola o candidato foi alocado, em 10 de dezembro. Pais, responsáveis ou o próprio estudante (quando maior de idade) deverão comparecer à escola designada entre os dias 26 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, portando os documentos necessários à efetivação da matrícula.
A partir desse momento, a matrícula é realizada no Simade, sistema de gestão escolar também desenvolvido pela Prodemge em parceria com a SEE/MG.

Diagramador 4 














