Apicultor e empresário de Bambuí será homenageado pelo Governador Romeu Zema com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli
O apicultor e empresário Cézar Ramos Junior será agraciado com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, uma das mais importantes condecorações concedidas em Minas Gerais. A cerimônia de entrega será feita pelo Governador Romeu Zema e ocorrerá no dia 29 de junho, às 9h30, na Praça Rui Santos, em Bambuí, cidade natal do ex-ministro Alysson Paolinelli e também de Cézar Ramos.

O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema que reconhece e destaca a contribuição de Cézar Ramos, para o desenvolvimento da agropecuária mineira e nacional.
Com uma trajetória marcada por dedicação à apicultura, Cézar é um dos pioneiros em Minas Gerais no segmento, e se orgulha em levar a tão desejada Própolis Verde da Canastra para o mundo, especialmente para o Japão.
Sempre lutando para os avanços no setor, seja ele no âmbito da legislação e regulamentação, seja na busca constante pela inovação de processos dentro da cadeia produtiva, Cézar é também, um grande apoiador das pesquisas científicas, através da sua empresa Natucentro, patrocinando e apoiando o meio acadêmico.
Cézar tem como missão pessoal desde sempre, ajudar a difundir mundialmente o poder da Própolis Verde de Minas Gerais, que alinhada a uma rotina saudável, pode contribuir para uma sociedade com mais saúde.
O empresário, desde 2001, faz viagens periódicas a Ásia, Europa e Estados Unidos, com o objetivo de levar a apicultura mineira para mundo, através de seus produtos e também através de palestras, onde expõe sobre a importância das abelhas, para o equilíbrio da sustentabilidade mundial.
A Medalha Ministro Alysson Paolinelli, é fruto do projeto de Lei nº 1050/2023 de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes, e visa homenagear personalidades que, assim como o ex-ministro – conhecido como o “pai da agricultura do cerrado” –, contribuem de forma decisiva para o progresso do setor agrícola. Paolinelli transformou solos improdutivos em áreas de alta produtividade, consolidando o Brasil como uma potência no agronegócio e garantindo segurança alimentar para milhões de pessoas.
Com a homenagem, Cézar Ramos Júnior, passa a integrar um seleto grupo de pessoas que se destacam e deixam seu legado de inovação e transformação na agropecuária mineira.
De acordo com o apicultor e empresário, a honraria também representa um marco para o setor apícola em Minas Gerais e também para o Brasil.
Este prêmio, com certeza trará mais visibilidade para uma atividade agrícola composta por um ecossistema ainda pouco percebido e valorizado.
Como citado pelo Cézar, as abelhas exercem um papel importante na polinização, essencial para a reprodução de grande parte das plantas e culturas alimentícias. Sem elas, a produção de alimentos e a biodiversidade seriam gravemente afetadas, colocando em risco a segurança alimentar e o equilíbrio ecológico.
“Este reconhecimento chega coincidentemente para coroar os 30 anos de fundação da nossa empresa Natucentro, que hoje está presente em 22 países, e fazendo com que a cidade de Bambuí seja percebida como a capital da Própolis Verde. Nosso negócio conta a força do trabalho e a parceria de aproximadamente 500 apicultores, sendo a grande maioria sediados no Território Canastra, e isso é motivo de muito orgulho para mim”, cita Cézar Ramos.