Café com Letras: energia que gera aprendizagem

Café com Letras: energia que gera aprendizagem




O amanhecer de cada dia parece o mesmo, mas há diferenças... Às vezes tem sol brilhante, outros com chuva mansinha acompanhada daquele friozinho de inverno ou forte com rajadas de vento trazendo à tona um frio gelado!  E às vezes a neblina cobre tudo de branco, fazendo com que todos os seres vivos procurem se agasalharem... Sem contar com a presença da geada que vem de repente, aumenta o frio e estraga a vegetação... E nesse vaivém do tempo, o mês de junho segue seu percurso rumo ao fim.

E como já é tradição para a equipe das Bibliotecas Públicas, no finalzinho deste mês, os servidores se reúnem para o projeto “Café Com Letras”, uma junção da renovação do saber, fortalecida com os festejos juninos, a festa cultural contagiante com seus encantos, desde os tecidos xadrez, listrados, as bandeirinhas, os balões, a fogueira que adornam o espaço até a deliciosa comida típica. E tudo proporciona uma bela realização deste projeto com alegria e sabedoria, regado com a energia que o bom cafezinho mineiro produz, despertando o raciocínio, provocando uma energia impulsionante, pronta para renovar a aprendizagem e proporcionar uma boa capacitação profissional, provocando desta maneira uma inovação no desempenho das atividades.

Em 2025, o tema escolhido para realizar o “Café Com Letras” do grupo dos profissionais da biblioteca é a “Escuta Ativa”, técnica de escuta atenta, onde o ouvinte se dedica a compreender profundamente o que o outro está comunicando, tanto verbalmente, como não verbalmente. Não basta ouvir as palavras, mas estar engajado e receptivo à experiência do outro, esta técnica muito usada na prática psicológica, promove a compreensão e desenvolvimento pessoal, a qual vai ajudar muito o convívio dos profissionais da Biblioteca e também junto aos leitores e visitantes, tornando assim os espaços da instituição plenos de harmonia.

A técnica da “Escuta Ativa” acontecerá dia 26 de junho, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes” com apresentação de: Cláudia Pedroso, sócia assídua da Biblioteca e Marina Alves, convidada especial, psicólogas que atendem em Formiga, e agora vão atender os servidores das Bibliotecas Públicas Municipais. A equipe agradecida pela atenção aguarda com expectativa a oportunidade de mais uma realização pessoal e aperfeiçoamento profissional.