Encontro regional de políticas sobre drogas é realizado em Formiga
Representantes de diversos municípios da região discutiram sobre a prevenção e o enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas

Formiga sediou, no dia 28 de maio, o 1º Encontro dos Municípios da Região Centro-Oeste de Minas sobre Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (COMADs). O evento, realizado na Praça do CEU, reuniu representantes de diversos municípios da região em um diálogo aberto e estratégico sobre a importância dos conselhos para a prevenção e o enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas.
O encontro contou com a presença da subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Fabiane Alessandra Rodrigues Oliveira, e da diretora estadual Flávia Diniz, que destacaram o papel dos COMADs como instâncias fundamentais de controle social, diálogo intersetorial e construção coletiva de soluções para o tema.
“A política sobre drogas é, por natureza, intersetorial. É no COMAD que encontramos a representação da saúde, da assistência, da educação, da segurança, do sistema de justiça e, principalmente, da sociedade civil. É esse espaço que garante a efetividade e a participação real na formulação e no monitoramento das ações públicas”, ressaltou Fabiane.
De acordo com ela, a realização do encontro em Formiga foi fruto de uma agenda anterior onde os representantes do Executivo manifestaram interesse na reativação do COMAD municipal, reconhecendo a importância de uma instância ativa e atuante na formulação de políticas públicas.
Durante o evento, foram discutidas atualizações da política estadual sobre drogas, orientações técnicas para funcionamento dos conselhos, troca de experiências entre os municípios e propostas para ampliar a articulação entre o COMAD estadual e os conselhos municipais. A expectativa, segundo a equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, é fomentar o surgimento de uma rede regional forte, integrada e capaz de desenvolver ações efetivas de prevenção, acolhimento e reinserção social.