Formiga terá 1ª Festa Literária
Evento será no dia 26 de julho, das 9h30 às 15 horas, na Praça da Matriz São Vicente Férrer

Formiga se prepara para a sua 1ª Festa Literária (Flifor), que movimentará a cena cultural da cidade no próximo dia 26 de julho. O evento, que é uma iniciativa do Coletivo Poesia de Rua, da Secretaria Municipal de Cultura e de outras entidades locais, ocorrerá das 9h30 às 15 horas, na Praça da Matriz São Vicente Férrer.
Conforme divulgou o Coletivo Poesia de Rua, a Flifor busca consolidar o Circuito dos Escritores Formiguenses, promovido pela Prefeitura, como um marco no cenário literário regional. “Ela irá celebrar a palavra e a literatura. Em sua edição de estreia, visa criar um espaço de encontro e celebração para escritores, poetas, leitores e amantes da literatura, fortalecendo a identidade cultural de Formiga e valorizando a produção literária local e regional”, ressaltou.
A programação da 1ª Festa Literária de Formiga será diversificada, contando com uma mostra literária que abrange desde a poesia declamada até debates críticos sobre o papel da literatura na sociedade contemporânea. O evento contará com painéis, debates, saraus de poesia, música ao vivo com artistas locais e homenagem ao escritor, poeta, compositor e diretor de “O Pergaminho”, Manoel Gandra, e ao ex-prefeito Dr. Leopoldo Corrêa (homenagem póstuma).
De acordo com o Coletivo Poesia de Rua, a Flifor também contará com a participação de coletivos de escrita da região, editoras, a Academia Formiguense de Letras e o Clube Literário Marconi Montoli, enriquecendo o diálogo e a reflexão sobre a literatura. Para o público, haverá ainda um espaço de alimentação com produtores locais, valorizando a gastronomia regional.
“Mais do que um evento, a Flifor é um convite à imersão no universo literário, um fomento ao pensamento crítico e um elo para a construção de uma comunidade cultural mais forte e engajada. O Coletivo Poesia de Rua convida a todos a prestigiarem e fazerem da 1ª Festa Literária de Formiga um sucesso”, destacou.
O Coletivo Poesia de Rua nasceu em novembro de 2020, fruto da colaboração entre os formiguenses Victor Marques Paiva Alves e Herbert Vieira, e os escritores pernambucanos Vinícius Abreu e Gustavo Lira. Sua principal motivação é estimular a produção literária e a leitura em Formiga e região, valorizando a expressão poética e promovendo a sensibilidade no espaço urbano. Ele realiza diversos projetos e encontros, como ponto de leitura, mural poético, tarde poética e poesia de domingo.
Mais informações pelo e-mail festaliterariadefo rmiga@gmail.com e pelo perfil no Instragram: flifor _festaliteraria.