Formiga terá 1ª Festa Literária

Evento será no dia 26 de julho, das 9h30 às 15 horas, na Praça da Matriz São Vicente Férrer

Formiga terá 1ª Festa Literária
Integrantes do Coletivo Poesia de Rua, que realiza diversos projetos e encontros, como ponto de leitura, mural poético, tarde poética e poesia de domingo




Formiga se prepara para a sua 1ª Festa Literária (Flifor), que movimentará a cena cultural da cidade no próximo dia 26 de julho. O evento, que é uma iniciativa do Coletivo Poesia de Rua, da Secretaria Municipal de Cultura e de outras entidades locais, ocorrerá das 9h30 às 15 horas, na Praça da Matriz São Vicente Férrer.

Conforme divulgou o Coletivo Poesia de Rua, a Flifor busca consolidar o Circuito dos Escritores Formiguenses, promovido pela Prefeitura, como um marco no cenário literário regional. “Ela irá celebrar a palavra e a literatura. Em sua edição de estreia, visa criar um espaço de encontro e celebração para escritores, poetas, leitores e amantes da literatura, fortalecendo a identidade cultural de Formiga e valorizando a produção literária local e regional”, ressaltou. 

A programação da 1ª Festa Literária de Formiga será diversificada, contando com uma mostra literária que abrange desde a poesia declamada até debates críticos sobre o papel da literatura na sociedade contemporânea. O evento contará com painéis, debates, saraus de poesia, música ao vivo com artistas locais e homenagem ao escritor, poeta, compositor e diretor de “O Pergaminho”, Manoel Gandra, e ao ex-prefeito Dr. Leopoldo Corrêa (homenagem póstuma).

De acordo com o Coletivo Poesia de Rua, a Flifor também contará com a participação de coletivos de escrita da região, editoras, a Academia Formiguense de Letras e o Clube Literário Marconi Montoli, enriquecendo o diálogo e a reflexão sobre a literatura. Para o público, haverá ainda um espaço de alimentação com produtores locais, valorizando a gastronomia regional. 

“Mais do que um evento, a Flifor é um convite à imersão no universo literário, um fomento ao pensamento crítico e um elo para a construção de uma comunidade cultural mais forte e engajada. O Coletivo Poesia de Rua convida a todos a prestigiarem e fazerem da 1ª Festa Literária de Formiga um sucesso”, destacou.

O Coletivo Poesia de Rua nasceu em novembro de 2020, fruto da colaboração entre os formiguenses Victor Marques Paiva Alves e Herbert Vieira, e os escritores pernambucanos Vinícius Abreu e Gustavo Lira. Sua principal motivação é estimular a produção literária e a leitura em Formiga e região, valorizando a expressão poética e promovendo a sensibilidade no espaço urbano. Ele realiza diversos projetos e encontros, como ponto de leitura, mural poético, tarde poética e poesia de domingo.

Mais informações pelo e-mail festaliterariadefo rmiga@gmail.com e pelo perfil no Instragram: flifor _festaliteraria.