Jaderson Teixeira

“Tive pais extraordinários. Foi uma infância simples, mas com uma família criada com muito amor e respeito. Desde criança, começamos a trabalhar para poder ajudar em casa. Aos 12 anos, estudava à noite no GOT, a Escola Tonico Leite, e trabalhava durante o dia na Galera S’ports. Lembro-me que, certa vez, passando na ponte da antiga Casa Três Irmãos, deixei uma duplicata da loja cair no Rio Formiga. Mais do que depressa dei a volta e entrei no rio para pegar o documento. Cheguei na loja todo molhado, meu patrão, o Fernandinho da Galera, ria de chorar. Disse-me que era muito fácil pedir outra guia para pagamento. Mas o sentimento de ter feito a coisa certa ajudou a formar minha personalidade”. Quem conta é o professor Jaderson Teixeira, sempre reconhecido pela sua retidão, gentileza e inteligência.
Caçula de uma família de 13 irmãos, ele nasceu em 8 de setembro de 1974 e é filho de Francisco José Teixeira e Tereza Ribeiro Teixeira. É casado com Cássia Priscila Dias Teixeira e pai do Gabriel Francisco e da Maria Fernanda.
“Nasci e fui criado no Engenho de Serra. Minha infância foi repleta de aventuras e brincadeiras no Rio Formiga e no Centro Social Urbano, que era referência em esporte e lazer. Ali, passava grande parte do meu tempo.”
Jaderson Teixeira fez o pré-escolar no Rodolfo Almeida, da 1ª à 4ª, foi aluno do Pio XII. Depois, da 5ª e 6ª séries, na Escola Estadual Professor Tonico Leite. “Em 1988, ingressei no Seminário de Lavras da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Lá, estudei até o 3º ano do ensino médio. Fiz o Postulantado em Rio Negrinho, em Santa Catarina, e o Noviciado em Jaraguá do Sul, no mesmo estado. Antes de iniciar a Faculdade de Filosofia em Brusque, tive a oportunidade de substituir o nosso conterrâneo, hoje Padre Levi dos Anjos Ferreira, como professor por alguns meses no Seminário de Corupá. Depois da Faculdade em Brusque, fui transferido para ser formador no Seminário de Terra Boa, no Paraná, onde morei e trabalhei por 2 anos.”
Em fevereiro do ano 2000, Jaderson Teixeira se instalou em Taubaté, em São Paulo, onde faria a faculdade de Teologia. Foi então que decidiu voltar. Formou-se na PUC-Minas onde fez pós-graduação (mestrado) em Sociologia. Com grande acúmulo de conhecimento, retornou à sua Cidade das Areias Brancas.
“Minha vida profissional é vasta e rica. Como membro do corpo docente do Colégio Anglo, do Colégio Santa Teresinha e do Unifor sempre pude fazer valer meus anos de estudo. Também trabalhei na Paróquia São Vicente de Férrer a convite do Padre Felipe Dalcégio.”
“Sem dúvidas, minha decisão de voltar e ficar em Formiga passou por permanecer junto dos meus familiares. Mesmo tendo morado em diversas cidades, meu amor por Formiga sempre falou alto no meu coração. A saudade nunca me abandonou, como não conviver com este povo acolhedor que exala amizade, carisma e religiosidade?”
Jaderson Teixeira também esteve no serviço público. Foi secretário de administração do ex-prefeito Aluísio Veloso e de Educação do ex-chefe do Executivo Eugênio Vilela.
O nome do filho mais novo do Seu Francisco e de Dona Tereza é sempre lembrado quando se fala Casa da Criança e Adolescente, da Residência Inclusiva, do Banco de Alimentos, da Casa de Apoio em BH, do Centro de Educação dos Bairros Geraldo Veloso e Novo Horizonte e nas coberturas e construções de várias quadras esportivas. “Tudo foi bênção e graça”.