Pitadas do Pergaminho

Greve – I
Deu no portal do jornal “Hoje em dia” que transportadores de combustíveis que prestam serviços para a empresa Vibra Energia, antiga BR Distribuidora (Petrobras), entraram em greve por tempo indeterminado no início da madrugada de segunda-feira desta semana, dia 9, em Betim, na região metropolitana de BH. Os motoristas afirmam que só voltarão com as atividades quando houver uma negociação com a empresa.
Greve - II
Caso perdure, a paralisação pode afetar o abastecimento de combustível em Minas, segundo o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG). Ainda de acordo com o Sindtanque-MG, os caminhoneiros reivindicam o cumprimento de duas leis: o pagamento do Piso Mínimo de Frete (Lei 13.703/2018) e do Vale-Pedágio Obrigatório (Lei 10.209/2001, regulamentada pela Resolução nº 2885/2008, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT).
Greve - III
De acordo com o presidente da entidade, Irani Gomes, a Vibra e outras empresas não têm pago o piso mínimo referente às reivindicações. “O frete tem sido pago, muitas vezes, 10%, 15% abaixo do mínimo. E o pedágio tem que ser pago antes de a viagem ser efetuada. Além de elas pagarem depois, só pagam 50%”, afirma o presidente.
Vacinas - I
Além dos mais de 20 imunizantes que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece nas unidades básicas de todo o Brasil, algumas pessoas mais vulneráveis a infecções têm direito a receber outras vacinas ou versões diferenciadas, oferecidas nos centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
Vacinas – II
Nem todo mundo, no entanto, conhece o serviço, alerta a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Mônica Levi. “Os endocrinologistas têm que saber que aquele paciente diabético tem direito a uma série de vacinas que não têm na rotina e que eles são mais vulneráveis a essas doenças. Assim como os pacientes com cardiopatias crônicas, os pneumopatas crônicos, pacientes em tratamento oncológico. Infelizmente, é um desconhecimento não só da população, como também dos profissionais de saúde.”
Vacinas - III
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, além de tomar as vacinas previstas no calendário básico, pessoas com diabetes devem sempre se proteger contra a influenza e receber a vacina pneumocócica 23, que oferece proteção contra 23 tipos de bactérias pneumococo, que causam infecções nos pulmões, ouvidos e também sepse e meningite.
Vacinas - IV
Essa vacina só está disponível nos Cries e também é recomendada para pessoas com doenças como asma grave, cardiopatias crônicas, doença neurológica crônica incapacitante ou fibrose cística, que vivem com HIV ou em tratamento de câncer, entre outras situações. Já o público em geral têm à sua disposição a vacina pneumo-10, que protege contra os dez tipos mais prevalentes.
A do dia
_ Você sabia que o Dia dos Namorados foi inventado por um comerciante que não tinha namorada?
_ Que inspiração... ele realmente deveria estar muito tranquilo... na maior paz do mundo...