25 de julho: Dia do Escritor

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

25 de julho: Dia do Escritor




O Dia do Escritor é comemorado anualmente em 25 de julho, data que rememora a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE) ocorrido neste mesmo dia em 1960.  Esta é uma ocasião especial que celebra a importância e o impacto dos escritores em nossa sociedade. Assim, honramos aqueles que têm o dom da palavra, habilidade de criar mundos inteiros por meio da escrita, responsáveis por transmitir conhecimento, emocionar, questionar e entreter através de suas histórias e ideias, deixando um legado duradouro na literatura.                      

Escrever não é apenas uma forma de expressão artística, mas também um processo de aperfeiçoamento constante. Os escritores enfrentam desafios diários, desde o bloqueio criativo até a busca pela originalidade, mas sua paixão e persistência os impulsionam a continuar compartilhando suas vozes com o mundo.

A data é um convite para que todos valorizem e apoiem também os escritores formiguense, pois ao ler suas obras, divulgar seus trabalhos, participar de eventos literários e reconhecer sua importância são formas de expressar gratidão e incentivar a criação literária a partir de um olhar particular e peculiarmente formiguense.

Através dessas ações, podemos contribuir para a preservação da literatura e para o florescimento de novas vozes que enriquecem nossa cultura e o imaginário coletivo de nossa amada Formiga.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140 - Centro, possui em seu acervo, diversos títulos de autores que nasceram ou se estabeleceram na “Cidade das Areias Brancas” que poderão auxiliar nossa comunidade a se aproximar do legado dos autores locais.