Mineiro de Pimenta participa das Olimpíadas 2024

Flávio Gualberto integrou o time da Seleção Brasileira nos jogos de vôlei masculino

Mineiro de Pimenta participa das Olimpíadas 2024
Flávio Gualberto tem 31 anos




O mineiro Flávio Gualberto, de 31 anos, que nasceu em Pimenta, cidade a 38,28 quilômetros de Formiga, participou das Olimpíadas 2024, que ocorrem em Paris, na França. Ele integrou o time da Seleção Brasileira nos jogos de vôlei masculino.

A equipe brasileira chegou às quartas de final, mas perdeu para os Estados Unidos nessa segunda-feira, dia 5, não se classificando para a semifinal e ficando fora das Olimpíadas.

Conforme conta o portal “Olympics”, o vôlei entrou na vida de Flávio ao acaso. “Quando criança, o gosto mesmo era pelo futebol, como em boa parte do Brasil. Tudo mudou, porém, aos 14 anos, quando precisou completar o time de vôlei da sua escola para um torneio entre colégios, em Pimenta. Flávio não só topou ajudar os colegas, como acabou tomando gosto pelo novo esporte. No final daquele mesmo ano, em 2007, o técnico do time já o levou para uma peneira no Minas Tênis Clube. Foi lá que ele deu os primeiros passos e onde passou boa parte de sua carreira”, relatou.

Segundo o portal, a partir de 2015, já na equipe principal do Minas, Flávio Gualberto começou a chamar a atenção pelos ótimos desempenhos na Superliga, mesmo sendo um pouco mais baixo do que o comum para centrais, com seus 2 metros. “Foi justamente em 2015 que ele ganhou a oportunidade de defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, conquistando a medalha de prata com a seleção considerada ‘B’. Daí em diante, o mineiro seguiu impressionando nos jogos pelo Minas, especialmente pela postura de liderança, apesar da pouca idade, e da parte técnica, com bons bloqueios, ataques e uma ótima impulsão, que compensava a ‘pouca’ altura”, informou.

A primeira convocação dele veio em 2019, com Renan Dal Zotto. Disputou a Liga das Nações com a seleção principal, que terminou na quarta colocação. Meses depois, esteve com o elenco brasileiro que conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo, torneio realizado pela FIVB a cada quatro anos. Um tempo depois, Flávio decidiu aceitar uma proposta do polonês Aluron CMC Warta Zawierci, dando início à carreira internacional. Na Polônia, ficou somente uma temporada e ficou em terceiro lugar no campeonato nacional. Passou também pela Itália, defendendo times do país.

Em 2022, Flávio conquistou o bronze no Campeonato Mundial, seu principal resultado com o time nacional até o momento.