Opinião: Procedimentos estéticos (plásticas e etc) aplicados no ser humano

Eduardo Ribeiro (de Formiga)

Opinião: Procedimentos estéticos (plásticas e etc)  aplicados no ser humano
Eduardo Ribeiro de Carvalho é membro da Academia Formiguense de Letras




De há muito, que o ser humano é preocupado com sua aparência física. Enfeites, máscaras, adornos, sempre estiveram presentes nos habitantes do passado e até nos dias de hoje, com nítida intenção de melhorá-la ao seu gosto, ou até mesmo para encobrir algum defeito físico evidente. 

Atualmente, com o crescimento da tecnologia em todas as áreas dos serviços, uma área que cresceu muito, é o a da estética. Hoje existe solução para quase tudo. Se a pessoa não gosta da forma de seu nariz, das orelhas, dos lábios, e de outras partes do corpo, por exemplo se tem uma cicatriz que lhe incomoda, uma barriga acima do normal, um seio caído, etc. ela pode muito bem dar um jeito nessas coisas, com simples intervenções cirúrgicas. Milhares são feitas diariamente no mundo, com pouco risco para as pessoas.

Muito bem, com isso também cresceu as discussões sobre até onde devemos mexer no nosso corpo, ou seja, existe um limite estabelecido para isso?

Eu penso, que, não há limite para as correções estéticas de pessoas que possuem defeitos físicos, sendo esses defeitos de nascimento ou adquiridos por algum acidente ou doença posterior. As pessoas podem e devem ir ajeitando tudo que elas quiserem em seu corpo, desde que tenham recursos financeiros para isso. Tudo bem, a medicina progrediu para isso mesmo. Hoje a tecnologia existente para corrigir o corpo humano e avançadíssima. Surgiu para dar alento àqueles que sofrem com alguma aparência anormal em seu corpo, o que lhe dá vergonha de não aparecer em público, de ser vistas por outras pessoas, mesmo que essas digam que não se importam com aquilo. E isto impede essas pessoas de seguirem seus caminhos como todo ser humano faz. Tornam-se tímidas, inibidas, improdutivas. Então a cirurgia plástica ou outros procedimentos estéticos não devem ter limites para dar um jeito nessas coisas.

No entanto, o problema aparece é quando uma pessoa conserta um desvio no nariz, e não gosta do resultado, aí ela tenta e tenta outras cirurgias na esperança que de repente ela vai ter o nariz dos seus sonhos. E a exemplo do que aconteceu com o super astro da música Michael Jacson, que exagerou em procedimentos plásticos e no fim viu seu rosto se transformar para uma feição tão estranha que causava susto nas pessoas. Então é isso, no caso de um nariz muito mexido as coisas só vão piorando ao ponto de o nariz ficar horrível e até mesmo desaparecer, não tendo mais jeito de consertar. E isso começa com a correção de um problema que estava somente na cabeça dela, de uma tal forma que somente ela enxergava o defeito, ninguém mais, nem mesmo o cirurgião plástico.

Então, o limite é este. O médico especialista, sabedor da ética da aplicação da medicina, deve mostrar ao paciente até onde ele pode chegar. 

Outro fator que também leva as pessoas às plásticas são os efeitos do envelhecimento, as famosas e horrorosas rugas que vão surgindo com o passar do tempo. Isto é tão natural como a própria vida. A gente nasce, cresce, envelhece e morre. Não há meio de lutar contra isso. Contudo podemos fazer alguma coisa estética para diminuir um pouco os efeitos do tempo, um pouco. Não podemos é fazer procedimentos agressivos que deixam o rosto das pessoas completamente desfigurados, aí não, é preferível conviver com os efeitos do envelhecimento que são muito menos assustadores do que aqueles semblantes desfigurados, que a gente tem medo ou nojo de olhar, não é mesmo? A internet mostra retratos do antes e do depois que é de causar horror.

No mais as pessoas devem saber que não existe corpo perfeito. Se a gente olhar fixamente para o rosto delas, vamos notar que é um rosto lindo. Quase sempre um detalhe diferente no rosto de alguém até colabora para uma beleza diferente, que geralmente são bem admiradas por outros.

Então pessoal, não existe gente feia. Se você é agradável em seus relacionamentos sociais, é honesta, é solidária a quem precisa, sempre alegre com um sorriso no rosto pronta para ajudar:  você é linda não precisa de mais nada.a