Cuidados no Descongelamento
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)
|
Congelar
A forma mais prática de garantir as refeições de uma alimentação natural do peludo no dia-a-dia é preparar uma boa quantidade de uma vez, de acordo com o seu espaço no freezer, e congelar tudo em porções individuais para um dia, certo?
Mas, e na hora de descongelar?
Descongelar
Na hora de descongelar a porção de Alimentação Natural é importante tomar alguns cuidados. O método ideal de descongelamento é retirar a porção do freezer e colocá-la na parte mais baixa da geladeira. Ela descongelará dentro de 12 a 36 horas, dependendo da quantidade de alimento. Descongelar na parte mais baixa da geladeira é o melhor método porque acarreta menor perda de nutrientes e reduz o risco de contaminação.
E se eu me esquecer?
Em emergências, use banho-maria ou mergulhe o recipiente contendo a porção em água morna por alguns minutos. Evite usar o micro-ondas para descongelamento regular, ele destrói nutrientes e pode criar compostos prejudiciais à saúde.
Não deixe sobre a bancada
Evite deixar a porção descongelando sobre a bancada da cozinha. O descongelamento vai ser mais rápido, mas deixar a comida exposta assim favorece a proliferação de bactérias que podem estragar o alimento.
Programe-se
Para sempre ter comida descongelada à disposição, retire diariamente uma porção do freezer ou congelador e coloque-a na parte mais baixa da geladeira. Depois de um tempo isso se torna um hábito automático.
Vale colocar um alarme no seu celular para te lembrar de fazer isso todos os dias até você se acostumar.
Não recongele
Evite congelar novamente porções ou alimentos que foram congelados e depois descongelaram. A cada nova etapa de congelamento e descongelamento nutrientes são perdidos e o risco de contaminação do alimento aumenta.
Na geladeira
Mantenha o alimento recém-preparado ou descongelado na geladeira por até 3 dias. Depois desse prazo, ele começa a estragar e nem sempre a deterioração é perceptível.
Sirvo gelado mesmo?
Não há necessidade de aquecer a comida antes de oferecer, a maioria dos cães aceita comer o alimento direto da geladeira, desde que descongelado. Caso seu cão não aceite bem você pode aquecer no banho-maria, numa panela direto no fogão com fogo baixo, acrescentando um pouquinho de água quente e misturando bem, ou levando por até 15 segundos ao microondas. Mas tome o cuidado de aquecer levemente, só até o alimento ficar morno. Aquecer em excesso ou manter no microondas por mais tempo do que 15 segundos pode inviabilizar algumas vitaminas dos suplementos. Mas essas dicas só servem para refeições sem ossos.
Porções de AN crua com ossos não devem ser aquecidas para evitar o risco de cozimento dos ossos que podem torná-los rígidos e perigosos - ossos cozidos podem causar perfurações durante a digestão.
Essas dicas são para cães e gatos que se alimentam com alimento fresco, feito com uma dieta caseira, balanceada por profissional da área de nutrição animal.
Fonte: Cachorro Verde
Dra. Lu Barbosa
Nutróloga Pet
CRMV8267
Formiga-MG