Célio Antônio Pires (Célio da Planeta)

Foi no dia 30 de março de 1956 que nasceu Célio Antônio Pires, o filho do Seu Joaquim e da Dona Dorinha. Uma infância feliz e de muitas aventuras na comunidade de Gonçalves. Foi matriculado na Escola Municipal de Albertos, onde ficou até a quarta série, e aos 12 anos já estava na lida no retiro e na lavoura.
“Morávamos como agregados na fazenda de um tio. Isso por volta de 1968, onde residimos até 1973, quando viemos prestar serviços na a fazenda do Senhor Paulo Couto. Depois de muito esforço e sacrifício, o ano era 1974, papai conseguiu comprar uma casa no Bairro do Rosário onde residimos até hoje. Exatamente no dia 6 de fevereiro de 1975, não me esqueço da data, saí cedo de casa dizendo para minha mãe que se não conseguisse um trabalho naquele dia voltaria para a roça mesmo que contrariado”.
Os estabelecimentos passavam um por um como em um filme diante de Célio Antônio, com os olhos vidrados na possibilidade de um futuro que poder-se-ia lhe apresentar mais próspero. Na Avenida Rio Branco, bem às margens do Rio Formiga, uma loja de pneus tendo na fachada uma vistosa placa: Recauchutadora Planeta. “Era um ramo até então desconhecido para mim. Já no dia seguinte, dia 7, começaria uma história que caberia em um livro. Desde então tornei-me o Célio da Planeta, história essa que perdurou até o dia 29 de julho de 2022. Já no dia 1 de agosto do mesmo ano, abriam-se as portas para um novo sonho, um novo empreendimento. “
Pai do Bruno, da Tatiane e do Leandro, ele se orgulha dos netos Vitor, Luísa, Sophia, Beatriz, Mariah e Gabriel. Hoje é empresário e está à frente da Célio Pneus Multimarcas, que funciona no mesmo imóvel onde era a Planeta, que encerrou suas atividades antes de entrar na quarta geração. “Acredito ser a educação o principal suporte para o desenvolvimento de uma sociedade. Apesar das dificuldades, não parei. Meus estudos foram bem fracionados sendo o supletivo de Primeiro Grau à distância, e depois, o segundo fazendo o EJA [Educação de Jovens e Adultos] lá no Tunico Leite. Hoje, sou bacharel em Administração pelo Unifor, tendo concluído o curso em em 2005, e estou gerindo o meu próprio negócio. Todos os dias levanto a cabeça do travesseiro para agradecer a Deus e pedindo muita luz e sabedoria.”
“São essas coisas da vida. Não fui embora de Formiga por falta de oportunidade, o que foi minha sorte. Me atrai estar em uma cidade onde ainda é um lugar muito bom de se viver. Seus habitantes são, sem a menor dúvida, uma grande família. Minha história de vida é repleta de lembranças, mas confesso que meu pai e minha mãe foram meus pilares, meus exemplos. Sem eles, eu não teria obtido sucesso em minha caminhada.”