Biografia: Maria Conceição da Silva (Dona Zica)
1 de maio de 1907 (Pimenta)
9 de janeiro de 1984 (Formiga)
Não importa se as primeiras letras foram em papel de pão ou papel de seda, o que importa é que a sabedoria de todos os momentos proporcionou conhecimentos que possibilitaram uma maravilhosa história de vida.
Maria Conceição da Silva, a Dona Zica, era a terceira filha de uma família de cinco irmãos nascidos em Pimenta. Mesmo sem frequentar escola regular, percebeu ainda adolescente a importância do saber e, a seu modo, conquistou na sociedade o espaço destinado aos letrados.
Aos 17 anos, casou-se e constituiu família com Luiz, em Pimenta. A vida não foi fácil. Com apenas 26 anos, viúva, ainda perdeu dois dos três filhos, restando somente a pequena Alda, com quem veio para Formiga, em busca de dias melhores.
Foi aí que conheceu um jovem nordestino chamado Manoel Sobreira da Silva. Apesar dos entraves e sacrifícios, mesmo tendo perdido outros dois filhos, foram 48 anos de união em uma vida digna, de alegria, dedicação e companheirismo.
Tinha agora mais seis filhos que se somaram a Alda: Paulo, Rui, Carlos Alberto, Maria das Graças, Elizabete e Marcelo.
Pessoa admirável, sempre deu atenção à educação dos filhos e os guiou à paz, à retidão e à fé. Além dos sete filhos, deixou 19 netos, três bisnetas e centenas de amigos e admiradores.
Dona Zica foi uma mulher que fez de sua vida um exemplo de honradez, seriedade e nobreza. Hoje, seus ensinamentos estão vivos na memória e ainda apontam os melhores caminhos. A saudade que deixou é uma constante que não permite que os momentos mais lindos se percam no esquecimento.