Vísceras na dieta do seu pet
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)
Vísceras, principalmente as conhecidas como secretórias – fígado, rim, baço, cérebro – são uma adição tão importante na Alimentação Natural (AN) de cães e gatos que têm sua própria categoria fixa na dieta.
Elas são tão ricas em nutrientes, que basta um pouquinho de vísceras secretórias para fornecer generosamente as vitaminas do complexo B, selênio, ferro, cobre e vitamina A.
A inclusão de vísceras na AN geralmente gira em torno de 3% a até 10% do total de alimentos da dieta.
Grande parte dos cães e gatos come feliz a porçãozinha de vísceras da dieta.
Secretórias
As informações se referem às vísceras secretórias (fígado, baço, rim e cérebro) e não às vísceras musculares (coração, moela, bucho, pulmão, língua).
Varie
Pode ser que o seu peludo prefira o fígado bovino ao de frango. E se ele não gosta de nenhum tipo de fígado, pode ser que curta baço, rim ou cérebro. Varie entre vísceras secretórias diferentes e, se possível, de espécies de animais diferentes, se encontrar.
Cozinhe
Seu gato ou cachorro come AN crua? Vísceras cruas têm uma textura viscosa que alguns pets estranham. Uma conduta simples que torna o pedacinho de víscera mais firme e muito mais atraente é selar de leve em frigideira, com um fio de azeite, óleo de côco ou manteiga.
Triture com carne
Ela continua rejeitando? Experimente triturar em processador ou mixer a porção de víscera com a porção de carne desossada da dieta, para disfarçá-la.
Sirva menos
Ainda nada de sucesso? Reduza a quantidade de vísceras. Elas correspondiam a 10% da dieta? Diminua para 5%. Você tinha tentado servir 5%? Reduza para 2,5%. Inclua essa mini porção na refeição que é servida no horário de mais apetite do seu pet.
Suplemento
Para peludos resistentes a todas as dicas acima ou intolerantes a vísceras secretórias, é importante enriquecer a dieta com os nutrientes que as vísceras forneceriam.
Intolerância
Alguns pets comem vísceras secretórias, mas não as toleram bem. Basta comerem um pouquinho para terem alteração nas fezes. Se é o caso do seu peludo, reduza a quantidade, troque o tipo de fígado (o de frango costuma dar mais reação), evite vísceras desidratadas e procure servir vísceras em dias alternados ao invés de diariamente.
Fonte: site Cachorro Verde
Dra. Lu Barbosa
Nutróloga Pet
CRMV8267
Formiga-MG