Opinião: Ciscando as coisas
Amilton Luiz Vale (de Formiga/MG)
COISA 1.
Certeza de que estou ficando retrógado. Nascido resendecostense, convivi com homens de cócoras nos passeios, enrolando o pito de palha e jogando conversa fora, mães cochichando, enquanto o sol não vai dormir e a meninada batendo bola de meia. Todo mundo sabia de todo mundo.
Hoje? Mal se sabe o nome do vizinho, se sabe. Portão virou grade. Na rua, celular na mão, ninguém arrisca um bom dia. Mesmo dentro de casa, a filha menor passa zap pra mãe que está no quarto ao lado: mãe, tou grávida! E você só escuta o grito da ouvinte se esborrachando no chão.
Vem a dúvida: será que essa facilidade de comunicação trazida pela modernidade não nos tem afastado de um cumprimento, um dar as mãos, um se beijar? Será?
COISA 2
Piscina. Você tem uma em casa? Reaja comigo. Se a piscina está limpa, ninguém chega nem perto e nada de nadar. Se está suja, coitado de mim. Tá vendo? A gente não nada porque só fica suja! Já até sondei um aterrador de piscina.
COISA 3.
Política demanda cuidado. Toca a campainha. Moço, me dá uma ajuda. Tenho quatro filhos, nunca fui de pedir esmola, mas estou desempregado e...
Com ressaca de eleição, arrisco: votou nele? Sim, porque cuida dos pobres, diz que é infâmia passar fome e até me prometeu picanha. Comida de rico, né? Pois é, nem conheço essa tal de picanha. Aqui só dá linguiça, suã e carne moída. No domingo, frango assado.
Faz assim: vou te passar o celular dos homens de Brasília. Se estiverem muito ocupados, tenho aqui uma lista preparada de amigos que, como você, rezam na bíblia do chefe maior. Passe bem. Bati-lhe a porta na cara como se ele tivesse algo a ver com meus desencantos e meti a bunda no sofá pra melhor reciclar minhas idiotices.
COISA 4.
Como assim, Lorena? Nem acabei de comer os docinhos que filei do seu casório e me vem com essa de que já meteu o pé na bunda do consorte!
É isso aí, meu querido. Homem, a gente não passa pra trás, passa pra frente. Olha, desde que virei gente, me falaram para ter cuidado com homem do tipo que quer seu corpo, mas a cabeça está só na herança que seu pai vai te deixar. Desconfiei por aí. Lorena danadinha!
COISA 5.
Minha neta Júlia, muito feminina e feminista, está cheia de razão. Diz ela que mãe é que é a culpada pelo machismo dos homens. Palavras dela: vassoura, arrumação de cama e pia lotada após almoço são assunto pra mulher. Homem fica de boa. Pra ela é a primeira fonte do machismo. Se é isso, eu não sei. Só sei que ela almoça e vai direto pro sofá ver Netflix. O trouxa do avô que trate de ir pra cozinha.
COISA 6.
Esqueci. Esqueci não. É que o povo odeia texto grande. Tinha mais coisa.