Educação: Formiga está entre os municípios eficazes na gestão da aprendizagem
Fundação Getúlio Vargas selecionou 16 cidades brasileiras para pesquisa
Formiga está entre as 16 cidades brasileiras escolhidas para participar da pesquisa “Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem”, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. Recentemente, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o município recebeu a visita de duas pesquisadoras da instituição, as professoras doutoras Sofia Lerche e Olívia Silveira.
Conforme divulgou a Prefeitura, as pesquisadoras investigam as estratégias de gestão em cidades brasileiras que obtiveram bons resultados no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que permitem avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
No período em que estiveram em Formiga, as professoras visitaram a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) e as Escolas Municipais Professor Franklin de Carvalho, Paulo Barbosa, Célia de Melo Eufrásio, Centro de Apoio Integral à Criança (Caic) e Escola Florêncio Rodrigues Nunes.
“Durante as visitas, foram realizadas a coleta de dados através de interações com o secretário municipal de Educação, Jaderson Teixeira, equipe técnica da secretaria e gestores e supervisores pedagógicos das escolas. Foram analisados cinco temas estratégicos associados à eficácia da gestão educacional: currículo, avaliação, profissionais da educação, acompanhamento e regime de colaboração”, informou a Prefeitura.
A próxima etapa da pesquisa será a análise dos dados coletados nos municípios e para a disseminação dos resultados estão previstos: um relatório final; dois artigos acadêmicos; um livro (versão impressa e digital); um seminário de divulgação para as secretarias municipais de educação; inclusão de conteúdo online em plataforma da FGV e dois artigos jornalísticos.
Para o secretário municipal de Educação e Esportes, Jaderson Teixeira, o fato de Formiga ter sido selecionada pela Fundação Getúlio Vargas para participar da pesquisa “Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem” vem coroar o trabalho diário e comprometido de todos com a educação das crianças e dos adolescentes. “A Rede Municipal de Ensino, através de todos os seus profissionais: assistentes de educação infantil, assistentes de educação especial, serventes escolares, secretários escolares, professores, diretores e os servidores que trabalham na Secretaria Municipal de Educação e Esportes novamente demonstraram sua competência e eficiência. É importante ressaltar que esse trabalho é fruto de várias mãos. Destaco o apoio incondicional do prefeito Eugênio Vilela e da vice-prefeita Adriana Prado com os trabalhos realizados pela Secretaria de Educação e Esportes, principalmente o compromisso de pagar o reajuste anual do piso nacional dos professores. Esperamos melhorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem com os projetos já existentes e outros que virão no segundo semestre”, comentou Jaderson.
De acordo com ele, a Rede Municipal de Ensino em Formiga possui um total de 29 unidades de ensino, entre elas 10 centros de educação infantil, 16 escolas, o Cemap, a Emmel (Escola Municipal de Línguas Eunézimo Lima) e a Escola de Línguas Helena Kemper.
Além da Secretaria de Educação, as pesquisadoras visitaram o Cemap, as escolas Franklin de Carvalho, Paulo Barbosa, Célia de Melo Eufrásio, Caic e Florêncio Rodrigues Nunes