Projeto de ressocialização de galos combatentes é apresentado a autoridades

Iniciativa é desenvolvida pelo professor do Unifor, Dênio Garcia, em uma parceria da instituição de ensino com o MPMG e a Arpa II

Projeto de ressocialização de galos combatentes é apresentado a autoridades
Integrantes da comitiva que esteve na Fazenda Laboratório do Unifor para conhecer o projeto




O projeto de ressocialização de galos combatentes, desenvolvido pelo professor Dênio Garcia, em uma parceira do Unifor-MG com o Ministério Público de Minas Gerais e a Associação Regional de Proteção Ambiental de Divinópolis (Arpa II) recebeu a visita de algumas autoridades no dia 18 de abril.

Atendendo a um convite do secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, estiveram na Fazenda Laboratório do Unifor, onde o projeto é desenvolvido, o assessor-técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Frederico Ozanam de Souza; os servidores Lindomar Pereira e Priscila Lorenzoni, do Escritório Seccional do IMA em Formiga; o prefeito Eugênio Vilela; o reitor do Unifor, Marco Leão; o vereador Juarez Carvalho e o gerente da Globoaves, Everton Sant’Anna.

O professor Dênio desenvolveu e testou um protocolo em dezenas de aves, com um resultado positivo. Os animais passam por uma quarentena que inclui triagem, ressocialização e readaptação, antes de serem devolvidos ao campo. Após esta etapa, as aves são chipadas e anilhadas. Os animais são doados a proprietários rurais que tenham interesse em aumentar o plantel. Esses proprietários são selecionados através de programas de agricultura familiar cadastrados na Emater-MG.