Formiga terá ‘Tarde Poética’ neste sábado

Encontro será a partir das 15 horas, na Praça Osório Garcia

Formiga terá ‘Tarde Poética’ neste sábado
Praça Osório Garcia, onde será a próxima Tarde Poética




O Coletivo Poesia de Rua realizará neste sábado, dia 20, mais uma edição da “Tarde Poética”, encontro que ocorre mensalmente em locais públicos de Formiga. O evento está marcado para as 15 horas, na Praça Osório Garcia, que fica perto do Tiro de Guerra.

Segundo uma das organizadoras do coletivo, Ana Dulce Pamplona, o encontro tem como finalidade trocar conhecimentos e partilhar anseios culturais. “As tardes poéticas surgiram em março de 2022 por uma ansiedade natural de partilha, depois que iniciamos o projeto ‘Poesia no Poste’, fundado, assim como o Coletivo Poesia de Rua, por Victor Marques e mais três amigos. Sentimos a necessidade de promover encontros onde pudéssemos conversar sobre literatura, especialmente poesia”, disse.

Ana Dulce explicou que o encontro ocorre em dois momentos: no primeiro, cada participante lê ou declama poemas ou contos de sua autoria e de outros autores; no segundo, são feitas escritas criativas, sejam elas coletivas ou individuais, a partir de um tema pré-estabelecido. “Nos encontros, conversamos sobre arte e literatura, trocamos ideias e enriquecemos a leitura com comentários.”

A última tarde poética ocorreu na Praça Olinto Fonseca (Beco do Suspiro) e, na ocasião, os participantes produziram contos e poemas temáticos sobre os becos de Formiga. “Desde o dia 5 de março de 2022, cuja Tarde Poética foi realizada no Horto Florestal, não paramos mais, nós as realizamos todos os meses. Futuramente, pretendemos publicar um livro com essas produções coletivas feitas nesses encontros”, ressaltou Ana Dulce.

O Coletivo Poesia de Rua tem três coordenadores. Além de Ana Dulce, estão à frente do projeto Victor Marques e Rosilene Costa. Ele não tem fins lucrativos e é uma iniciativa do próprio grupo, totalmente livre, sem vínculo com nenhuma instituição. “Fazemos parcerias culturais, sem trocas financeiras, que sejam de interesse coletivo e cultural, com o objetivo de divulgar e fomentar a cultura, popularizando especialmente a escrita. Um exemplo são as parcerias que temos com o Fanzine Lepra, onde publicamos poemas dos membros do coletivo, a Venda do Chico e as bibliotecas públicas, onde expomos poemas em murais”, finalizou Ana Dulce.

Membros do Coletivo Poesia de Rua durante uma das edições da Tarde Poética