Ventos destroem galpões na região de Pontevila

Conforme noticiou ‘O Pergaminho’, um ciclone extratropical estava previsto para atingir, de quinta até este sábado, a região Oeste de Minas Gerais

Ventos destroem galpões na região de Pontevila
O desabamento ocorreu em três galpões destinados ao confinamento de bovinos para produção de leite na Fazenda Ponte Alta, no Distrito de Pontevila




Os moradores da região de Pontevila viveram momentos tensos na tarde desta quinta-feira, dia 24, com os fortes ventos que chegaram a destruir galpões na localidade. Conforme noticiou “O Pergaminho”, na edição de ontem, um ciclone extratropical estava previsto para atingir, de quinta até este sábado, boa parte do Brasil, incluindo a região Oeste de Minas Gerais.

Diante da previsão, o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), tem trabalhado com ações preventivas por causa da possibilidade de tempestades. Além da região Oeste do estado, o ciclone intensificaria chuvas nas regiões Sul, Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que o estado é monitorado 24 horas por dia, com o objetivo de garantir a proteção da população. O órgão incentiva os mineiros a se cadastrarem no sistema de alertas via SMS, que é gratuito e não requer acesso à internet. Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199.

 

Os estragos

 

Foi por volta das 13 horas desta quinta-feira que uma tempestade, com ventos fortes, provocou o desabamento de galpões destinados ao confinamento de bovinos para produção de leite na Fazenda Ponte Alta, no Distrito de Pontevila. A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Formiga foi acionada para atender à ocorrência.

“No local, a equipe se deparou com funcionários da fazenda realizando o salvamento de animais que haviam ficado presos sob as estruturas metálicas que colapsaram após a ocorrência do vendaval. Do que foi apurado, dois galpões colapsaram totalmente caindo sobre os animais confinados e, em seguida, os destroços atingiram e danificaram um terceiro galpão”, relatou o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a companhia, diante dos fatos, a equipe se juntou aos funcionários da Fazenda no resgate de alguns animais que ainda estavam sob as estruturas, realizando a segmentação destas e liberando os animais.

“Do ocorrido, não houve vítimas humanas, mas resultou na morte imediata de dois animais que estavam confinados e, além dos danos nos galpões citados, danos em outras edificações e estruturas da propriedade tal como destelhamentos, queda de postes e árvores”, destacou a corporação em nota.

Na noite de anteontem, um outro vendaval atingiu Formiga. “O Pergaminho” fez contato com o coordenador da Defesa Civil, Jorge Zaidam, para saber se os fortes ventos causaram novas destruições. Ele informou que os registros foram “somente a queda de galhos na estrada de acesso à Fazenda Ponte Alta e na sequência em alguns pontos da mesma estrada até a comunidade de Boa Esperança”.

O que é um ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos, a família dos ciclones. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias, onde constituem uma parte importante da circulação atmosférica ao contribuírem para o equilíbrio térmico das regiões equatoriais e das regiões polares.

Os ciclones são chamados de "extratropicais" porque se formam quase que exclusivamente fora das regiões tropicais e também por se originarem de massas de ar de origem não-tropical. Estes sistemas também são chamados de "ciclones" devido à sua natureza ciclônica. No Hemisfério Norte, os ciclones extratropicais giram em sentido anti-horário e, no Hemisfério Sul, giram em sentido horário. Dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones extratropicais recebem outras designações, tais como ciclone de médias latitudes, depressão extratropicalbaixa extratropicalciclone frontal, baixa não-tropical e, em casos específicos, ciclone pós-tropical.

Assim como o ciclone tropical, intensos ciclones extratropicais também são capazes de causar a maré de tempestade, uma elevação do nível do mar associada ao sistema. Dependendo da intensidade do sistema, estes fatores secundários podem provocar tantos estragos quanto o próprio ciclone.

 

 

Dicas da Defesa Civil em casos de chuvas fortes 

1) Não atravesse a enxurrada

2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos

3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores

4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível

5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação

6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água

7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros

8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil

Equipe do Corpo de Bombeiros se juntou aos funcionários da Fazenda no resgate de animais que estavam sob as estruturas

Dois bovinos que estavam nos galpões morreram