AFL lança nova antologia e dá posse a novos acadêmicos neste fim de semana

Nesta sexta, obra será lançada a partir das 20 horas em um jantar fraterno; no sábado, ocorrerá cerimônia de posse no Cemap, às 19 horas

AFL lança nova antologia e dá posse a  novos acadêmicos neste fim de semana
O pianista Francisco Braga e a cantora lírica Rute Pardini - Foto: YouTube




A Academia Formiguense de Letras (AFL) marcou para os dias 22 e 23 de março a solenidades de lançamento da sua 14ª antologia, “Asas de Águia”, e de posse de novos acadêmicos.

Nesta sexta-feira, 22, a cerimônia terá início às 20 horas e, após, haverá um jantar fraterno com acadêmicos, neo acadêmicos e familiares.

Além de “Asas de Águia”, nesse dia também serão lançadas as seguintes obras: As Cartas Que Nunca Escrevi Para Meu Pai (Cláudia Machado); Walter Veado, Dignidade de Uma Vida (Fábio Americano); A Construção da Oralidade Escrita (Ana Paula Santiago); À Sua Sombra (Robledo Carlos Teixeira); e Incluir Brincando – Coleção (Débora Bessas).

Já no dia 23 (sábado), às 19 horas, ocorrerá a posse dos novos acadêmicos, aberta a quem quiser participar. A solenidade acontecerá no auditório do Cemap (Rua Alderico Nogueira, 470, Sagrado Coração de Jesus).

Na oportunidade, tomarão posse:

A Acadêmica Efetiva, na cadeira 11, Profª Ana Paula Santiago;

A Acadêmica Efetiva, na cadeira 19, Profª Gisele Heloisa de Oliveira;

A Acadêmica Efetiva, na cadeira 21, Profª Débora Mariano de Andrade Taveiras Bessas;

O Acadêmico Formiguense Ausente, na cadeira 12, Sr. Robledo Carlos Teixeira (Divinópolis/MG), cujo patrono é Segisfredo Ferreira de Araújo;

A Acadêmica Correspondente Nacional, na cadeira 18 Ms. Cláudia Carvalho Fonseca Machado (Goiânia/GO), Patrona Cora Coralina;

O Acadêmico Correspondente Nacional, na cadeira 16, Dr. fábio americano (BH/MG), cujo patrono é Walter Veado.

 

DUO AO PIANO

A solenidade de posse dos neo acadêmicos contará com um duo musical ao piano, com Rute Pardini e Francisco Braga, que apresentarão:

1) Reynaldo Hahn - À Chloris, Si mes vers avaient des ailes, L'Heure Exquise;

2) Giacomo Puccini - O mio babbino caro;

3) Mikola Lysenko / Arr. Francisco Braga - Que noite estrelada e enluarada;

4) François Chopin (com base no Estudo "Tristesse" - opus 10 nº 3 em mi maior), Dans la nuit.

Rute Pardini é cantora lírica e pesquisadora em música; bacharel em música com habilitação em canto lírico (uNB), já tendo frequentado a Faculdade Mozarteum de São Paulo e Escola de Música de Brasília, além de ter feito parte de diversos cursos, apresentações, encenações e outras atividades artisticas.

Francisco José dos Santos Braga, acadêmico da AFL, natural e residente em São João del-Rei, é escritor, pianista, arranjador e compositor, além de tradutor para o português das literaturas grega e latina, russa, polonesa, alemã, inglesa e francesa. Gerencia o Blog do Braga, onde assina seus próprios artigos, traduções inéditas de poemas e prosa de autores universais, além de discursos e ensaios de sua autoria, e o Blog de São João del-Rei.