André Hostalácio Freitas é o novo presidente da Fuom

Professor ficará à frente do Conselho Diretor até 2027

André Hostalácio Freitas é o novo presidente da Fuom
O professor doutor Marco Antônio de Sousa Leão e o professor mestre André Hostalácio Freitas




O Conselho Deliberativo da Fuom (Fundação Educacional de Formiga) tem novo presidente: o professor mestre André Hostalácio Freitas. Ele ocupará o lugar até então ocupado pelo professor doutor Marco Antônio de Sousa Leão. André docente liderou a única chapa inscrita para o conselho e ficará à frente da instituição durante o quadriênio 2023-2027. A eleição ocorreu no dia 28 de abril.

Além do docente, compõem o novo conselho Telma Siqueira Costa (vice-presidente); Virgínia Alves Vaz (membro efetivo); Vera Lúcia Braga Ferreira (membro efetivo); Rosângela Maria Arantes Chaves (membro efetivo); Ângela Mota Pereira Barbosa (1° membro suplente) e Sirlei José da Cunha (2° membro suplente).

Participaram da sessão: familiares de Marco Leão, colaboradores e as seguintes autoridades: promotor de Justiça Curador de Fundações Dr. Guilherme de Sales Gonçalves, prefeito Eugênio Vilela, vice-prefeita Adriano Prado, delegado Ricardo Bessas, entre outros convidados.

Durante as atividades no Salão Nobre “Eunézinho Lima”, todos assistiram ao vídeo com a trajetória de Marco Leão à frente do Conselho. Em seguida, ele recebeu das mãos de sua filha, Flávia Carolline de Lima Leão, uma placa da comunidade acadêmica pelos 22 anos de Presidência da Fuom.

Na oportunidade, Marco Leão destacou que está muito feliz pelo trabalho cumprido. “Tivemos muito mais acertos do que erros e os números da Instituição demonstram isso. Fico feliz pelas pessoas da comunidade reconhecerem meu trabalho. Estou liberado das obrigações como presidente, mas vou continuar à disposição do professor André. Fico mais três anos como reitor do Unifor. O primeiro desafio é a implantação do curso de Psicologia, há a possibilidade do curso de Medicina e a necessidade de recuperação em termos de alunos”, enfatizou.

 

DESAFIOS

 

O presidente eleito, professor mestre André Hostalácio, ressaltou que foi um dia muito importante para ele e que o sentimento é de gratidão pela aprovação do seu nome. “O que pesa mais nesse momento é a responsabilidade da continuação ao trabalho exemplar que o professor Marco Leão vem desempenhando durante todo esse tempo.”

Sobre os principais desafios, disse que é preciso entender para onde o estilo de ensino vai caminhar. Argumentou que a Instituição está provando o híbrido e o EAD, mas que o presencial ainda é muito forte. “Trabalharemos em todas as frentes e, com o tempo, vamos analisar o que é melhor para a Fuom”.

André Hostalácio Freitas é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG-1999), pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ-2002) e mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos (2012). Advogado e Consultor Jurídico do AHF Advogados, começou a lecionar no Centro Universitário de Formiga em 2005. Ministra aulas nas graduações: Direito, Ciências Contábeis e Administração. Desde 2007, atua como Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e aluno de Educação Física no Unifor-MG.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

O Departamento de Comunicação Social e Cultural produziu um vídeo com as ações de 2022, tais como: eventos, investimentos, projetos sociais e culturais, projetos de pesquisa e extensão. O Conselho Deliberativo constatou que a Fuom cumpriu a sua missão, objetivos e responsabilidade social, como aconteceu em anos anteriores.

Quanto ao Balanço Geral do exercício do ano de 2022, o auditor Dário Lúcio Pinto, representante da Empresa de Auditoria e Consultoria Empresarial (ACE), mostrou os números. Ele enfatizou que o relatório foi emitido sem ressalvas e a instituição apresenta boa saúde financeira.

 

 

Chapa eleita para o Conselho Diretor – quadriênio 2023-2027

O professor Marco Leão recebeu, das mãos da filha Flávia Leão, uma placa da comunidade acadêmica em homenagem pelos 22 anos de presidência da Fuom