Aprenda a fazer brotos para os pets

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Aprenda a fazer brotos para os pets
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Fato é que a ingestão de gramíneas é um hábito ancestral de canídeos e felinos e não apenas como forma de auto-medicação para alívio de sintomas, mas para obter fitonutrientes valiosos. Para os gatos, comer graminhas ajuda ainda a eliminar bolas de pêlos. Não faltam, portanto, motivos convincentes para você arregaçar as mangas e produzir em casa brotos para o seu pet (e para você), limpos e seguros.

A germinação pode ser feita com diversas sementes e grãos: semente de girassol, brócolis, feijão, alfafa, ervilha, etc. Brotos, as plantinhas-bebês, são potências nutricionais. O elevado teor de enzimas faz com que suas vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos lipídicos sejam facilmente assimilados pelo organismo dos nossos carnívoros.

Pensando justamente nos pets, por que não produzir seus brotos do zero? Com sementes variadas, talvez até orgânicas, e considerando as preferências do seu pet?

Para 5kg de peso do seu pet acrescente de 1/2 a 1 colher de chá de broto picadinho a uma das refeições.

Como cultivar brotos para você e o seu cão:

1º passo

Use um pote de vidro de boca larga com capacidade para 1 litro. Adicione de uma a sete colheres de sopa de sementes (cada colher rende cerca de uma xícara de brotos).
Você pode usar sementes de: feijão, alfafa, brócolis, ervilha, beterraba, entre outras…

2º passo

Cubra com um pedaço de pano de algodão leve e fino e prenda-o em volta da boca do pote com um elástico.

3º passo

Higienize as sementes: encha o pote com água filtrada, adicione uma solução antimicrobiana, como uma colher de sopa de vinagre de maçã e mais uma gota de detergente. Deixe descansar por 10 minutos; em seguida, enxágue muito bem com água (recomendamos enxaguar até sete vezes).

4º passo

Com as sementes higienizadas, adicione água filtrada até cobri-las por completo. Deixe de molho por oito horas ou uma noite.

5º passo

Depois de oito horas, adicione água filtrada e enxague as sementes.

6º passo

Enxágue e escorra as sementes pelo menos duas vezes ao dia por três a cinco dias.

7º passo

No dia seguinte, as sementes vão começar a se abrir. Começou a brotação! No terceiro ou quarto dia, os brotos estarão grandes o suficiente para serem consumidos. Coloque a jarra no parapeito de uma janela ensolarada por cerca de duas horas e os brotos vão adquirir um lindo tom de verde-clorofila.

Pronto!

Retire a tampa e enxágue bem, removendo as casquinhas das sementes. Escorra bem, retirando o excesso de água.

Pique os brotos e os acrescente à comida do seu pet (1/2 colher de chá para cada 5kg de peso corporal). Guarde o que sobrou na geladeira e consuma em até cinco dias. Também podem ser congelados e usados em receitas.

Fonte: site Cachorro Verde