Banco de Alimentos fecha 1º trimestre com mais de 102 mil quilos de produtos captados e doados

BMA é responsável pela promoção das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no município

Banco de Alimentos fecha  1º trimestre com mais de 102 mil quilos de produtos captados e doados




O Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) fechou o primeiro trimestre de 2023 com 102.214 quilos de alimentos captados e doados, segundo informou a diretora de Segurança Alimentar, Adriana Oliveira.
Os produtos foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Município, além de 40 entidades da rede socioassistencial e a diversos Bancos de Alimentos de cidades vizinhas, que fazem parte da Rede de Bancos de Alimentos das Regiões Centro-Oeste e Sul de Minas – Rede Barcos-MG.
O BMA é um equipamento público responsável pela promoção das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no município, com a missão de combate à fome e ao desperdício de alimentos.
“O trabalho de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional é sempre muito desafiador, mas graças à generosidade de um número cada vez maior de parceiros, conseguimos atender à demanda de nosso município e ainda ajudar diversas cidades da região. Isso se deve, também, ao apoio da Administração Municipal e à credibilidade alcançada pelo BMA ao longo dos anos”, destaca Adriana.


PARCERIAS
Os alimentos são captados por meio campanhas de arrecadação e de diversas parcerias, como produtores da Associação dos Produtores de Bananas de Delfinópolis, da Associação dos Tomatecultores de Carmópolis de Minas, da Batata 10 (Márcio Tiago e Cristiane Mendes – Cristais- MG); empresas, comerciantes, entidades, Mesa Brasil Sesc, Rede de Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de BH, sociedade civil, colheita das unidades do Projeto Horta Urbana, do Projeto Feira Solidária e também adquiridos de produtores da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).