Bombeiros combatem incêndios no Novo Horizonte e no São Geraldo

Registros foram feitos em área de pastagem e em vegetação na tarde terça-feira

Bombeiros combatem incêndios no  Novo Horizonte e no São Geraldo
Os incêndios causam prejuízos às criações e plantações, além de danos à saúde da população




A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para combater a dois incêndios na tarde dessa terça-feira, 3, sendo um em área de pastagem no Alto do Pequi, próximo ao Bairro Novo Horizonte, e outro na Rua Bernardino Correa, no Bairro São Geraldo. 

No Novo Horizonte, a corporação foi acionada às 15 horas. Munidos abafadores, bombas costais e de técnicas de combate a incêndios florestais, os bombeiros se deslocaram prontamente para conter as chamas que consumiam as pastagens e ameaçavam animais e as estruturas de uma fazenda. No local, a guarnição encontrou uma equipe de seis colaboradores da propriedade que ajudaram nas ações comandadas pelos militares. 

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se tratar de pastagens, o proprietário ou responsável faça aceiro com largura 1½ à altura da vegetação predominante no terreno, separando uma pastagem da outra, pois na época de estiagem a vegetação seca e os ventos fazem as chamas alastrarem rapidamente, podendo atingir uma área muito grande e causar prejuízos a criações ou plantações.

Mais cedo, por volta das 12h45, os bombeiros já tinham atuado no combate a um incêndio em área de vegetação próximo ao Cristo Redentor, no Bairro São Geraldo. 

A equipe, munida de abafadores e com uma linha direta de ataque, debelou totalmente as chamas. A área queimada foi de aproximadamente 3 hectares, causando muita fumaça e transtornos à população local. 

Outra orientação do Corpo de Bombeiros é que a população não efetue queimadas, pois trata-se de um crime ambiental que causa muitos danos ao meio ambiente e transtornos à comunidade, que já sofre com a baixa humidade.