Bombeiros e autoridades se reúnem para traçarem ações para o período chuvoso
Mapeamento de áreas de risco, plano de contingência para emergências e manutenção preventiva de árvores foram alguns dos temas debatidos
Uma reunião estratégica com o objetivo de alinhar ações preventivas e de resposta para o período chuvoso em Formiga foi realizada na segunda-feira, dia 25, na sede da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga.
Além dos militares, o encontro envolveu autoridades municipais e estaduais, incluindo membros da equipe de transição da próxima gestão municipal. Estiveram presentes, o prefeito eleito Coronel Laércio; o comandante da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Capitão Cunha; Tenente Alessandro e Sargento Veloso; o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Formiga, Tenente-Coronel Alexsandro Cesar de Souza, a vice-prefeita eleita Taciana Carvalho, o Capitão Arley Gomes, nomeado chefe de Gabinete; o coordenador municipal da Defesa Civil, Jorge Zaidam; entre outros representantes de instituições ligadas à segurança pública e defesa civil.
Entre os temas debatidos, destacaram-se:
- Mapeamento de áreas de risco no município para identificação de regiões vulneráveis;
- Uso e ocupação do solo, com enfoque na prevenção de desastres;
- Elaboração de um plano de contingência para emergências relacionadas às chuvas;
- Manutenção preventiva de árvores em áreas urbanas, visando evitar acidentes;
- Resposta rápida e integrada a possíveis eventos adversos, como alagamentos e deslizamentos.
O principal objetivo do encontro foi alinhar as estratégias entre as forças de segurança, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e as futuras secretarias municipais. O intuito é garantir uma resposta eficiente e coordenada às emergências decorrentes do período chuvoso, assegurando a proteção da população e a preservação da infraestrutura local.
“A reunião reforça o compromisso da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros e das demais instituições envolvidas em atuar de forma proativa para minimizar os impactos do período chuvoso no município”, destacou a corporação em nota.