Câmara aprova criação de Casa de Apoio em Divinópolis

Projeto, de autoria do vereador Cabo Cunha, foi votado em reunião extraordinária realizada na manhã de segunda-feira

Câmara aprova criação de Casa de Apoio em Divinópolis
Plenário da Câmara durante a reunião extraordinária desta semana - Foto: Câmara/Divulgação




A Câmara Municipal de Formiga realizou, na manhã de segunda-feira, 24 de junho, uma reunião extraordinária para votação do projeto 567/2023, que altera dispositivos da Lei 5.165/2017, para viabilizar a abertura de Casa de Apoio a pacientes em tratamento de saúde na cidade de Divinópolis. A proposta é de autoria do vereador Cabo Cunha e ganhou enorme repercussão nas últimas duas semanas.

A aprovação ocorreu por unanimidade, após o assessor jurídico, Marcus Phillipe Vieira, emitir parecer favorável sobre a legalidade do projeto, levando ao posicionamento também favorável dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Durante a discussão do projeto de lei, os vereadores relembraram as perdas e a luta de familiares e amigos durante tratamentos de saúde e destacando a importância do equipamento público, que deverá ser nos moldes da Casa de Apoio em Belo Horizonte, que oferece alimentação, quarto para descanso, inclusive para pernoite, e banho para acompanhantes e pacientes em tratamento.

“Em Divinópolis, muitos dos que estão na luta contra o câncer, por exemplo, aguardam dentro de vans ou debaixo de árvores, por horas a fio, para retornarem para Formiga, de onde saem ainda pela madrugada e chegam, muitas vezes no período da noite, após exames e tratamentos invasivos e exaustivos”, destacou a Câmara em nota.

O projeto seguiu para a sanção da prefeita em exercício, Adriana Prado.

NA PREFEITURA

Procurado, o Executivo municipal informou ao jornal que o projeto já está na Prefeitura e que está sendo estudada a sua viabilidade legal.

 

HOMENAGEM

Após sancionado o projeto, o autor Cabo Cunha encaminhará ofício ao Executivo formiguense solicitando que a Casa de Apoio em Divinópolis tenha o nome de Simone Ribeiro de Andrade, que faleceu recentemente, lutando contra um câncer.