Caminhada pela conscientização sobre o autismo acontecerá em abril

Ação acontecerá no dia 1º, saindo da porta da Prefeitura de Formiga com destino à Praça São Vicente Férrer, onde haverá brincadeiras para as crianças

Caminhada pela conscientização sobre o autismo acontecerá em abril
Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição - Foto: Grupo Conduzir/Reprodução




O mês de abril é marcado por uma causa especial: a conscientização do Autismo. Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Em Formiga, a data será lembrada. A Prefeitura, por meio do Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem), promoverá uma ação de conscientização sobre o autismo, que será concretizada no dia 1º de abril.

A iniciativa, coordenada pela diretora do Cemap, Débora Bessas, consistirá na realização de uma caminhada, que sairá às 10 horas da porta da Prefeitura com destino à Praça São Vicente Férrer, onde haverá brincadeiras lúdicas para as crianças, pula-pula, tatuagem, pintura de rosto, algodão-doce, pipoca e outros.

O Cemap convida a comunidade formiguense para abraçar a causa e participar do evento. “Essa é uma oportunidade de encontro e convivência das famílias, profissionais e comunidade. Todos juntos por mais informação e menos preconceito”, comentou Débora Bessas.

As pessoas que forem participar do evento deverão usar roupa azul, que é a cor que simboliza o autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge pessoas de todas as etnias e classe sociais, mas as do sexo masculino representam 80% dos casos diagnosticados, por isso a cor simbólica azul. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.