Comemoração do Dia do Fotógrafo

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Comemoração do Dia do Fotógrafo




A fotografia no Brasil começou a dar seus primeiros passos ainda no século XIX.
Tudo começou quando um abade apresentou ao imperador D. Pedro II um daguerreótipo no dia 8 de janeiro de 1840 - nome dado aos primeiros equipamentos fotográficos e que foi inventado pelo francês Louis Jacques Mandé Daguérre em 1839 - a paixão do jovem monarca pela invenção foi tão grande que lhe valeu a alcunha de ser o primeiro fotógrafo brasileiro, além de ser o primeiro a possuir um daguerreótipo.
 O seu interesse era tão grande pelo tema que ele incentivava que outras pessoas começassem a fotografar e as patrocinava. Inclusive, as princesas Isabel e Leopoldina tinham aulas de fotografia.
Sendo assim, além de ser um dos primeiros fotógrafos brasileiros, Dom Pedro II teve uma importância essencial para desenvolver a fotografia nacional.
Dos tempos do imperador aos nossos dias, a fotografia se popularizou e passou de registro de chefes de estado para as populares selfies.
O Dia do Fotógrafo celebra a importância deste profissional ou até mesmo de fotógrafos amadores para o registro dos acontecimentos diários sejam eles de grande relevância histórica ou os pequenos momentos que merecem ser eternizados.
A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes - situada na Praça São Vicente Férrer ,140 / Centro de Formiga - em comemoração ao Dia do Fotógrafo, está expondo uma parte do rico acervo pessoal do fotógrafo formiguense  Marcus Vinícius da Costa,  Kiko Costa  ( 1958 – 2018).

Aguardamos a sua visita!