Covid-19 cai 95% em Formiga

Cálculo é baseado em números de casos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde em menos de dois meses

Covid-19 cai 95% em Formiga




Os moradores das Areias Brancas respiram um pouco aliviados com as quedas nos números de casos de covid-19 em Formiga. É que em menos de dois meses os registros da doença caíram 95,84%. O cálculo é baseado em números divulgados nos boletins epidemiológicos semanais da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023.

No boletim do dia 12 de dezembro, que se refere à semana do dia 6 a 12, foram 409 casos positivos, dando uma média de 58 casos diários. Já essa última semana, do dia 31 de janeiro a 06 de fevereiro, foram 17 casos, uma média de 2,4 casos diários.

Os registros de covid-19 se multiplicaram no final do ano passado. Começaram a aumentar em dezembro, chegando a assustar os formiguenses. No boletim do dia 5 de dezembro, foram contabilizados 213 novos casos da doença, uma média de 35,5 por dia. Depois, os números pularam para 409 no boletim do dia 12. No dia 19, foram 389 casos, uma média de 55 por dia. No dia 26 de dezembro, 317, uma média de 45 casos diários e, na semana do dia 27 de dezembro a 02 de janeiro, foram 247 novos casos da doença, uma média de 35 por dia. Entrou janeiro, os casos começaram a cair gradativamente. Na semana do dia 03 a 09, foram 74, média de 10 casos diários. No boletim do dia 16 de janeiro, foram 53 casos, média de 8 por dia. No dia 23, 26 casos da doença, uma média de 4 casos por dia. No dia 31, foram 10 casos, média de 1,4 casos diários.

Assim como os casos confirmados de covid-19, o número de mortes pela doença também cresceu no final do ano. Depois de 100 dias sem mortes, os óbitos voltaram a ser registrados no município no dia 29 de novembro de 2022. Foi de uma mulher de 61 anos. Depois, no dia 2 de dezembro, faleceu um homem de 58 anos. Na véspera do Natal, dia 24, morreu uma mulher de 70 anos. No dia 29, um homem de 75 anos perdeu a vida para a doença e, no dia 22 de janeiro, um homem de 95 anos faleceu com covid.

Com isso, o número total de mortes pela doença em Formiga é de 334. Segundo o mais recente boletim epidemiológico, 17 pessoas positivas para a doença estão em acompanhamento pela Secretaria de Saúde e não há pessoas internadas pela covid. Desde que a doença chegou ao município, o total de casos confirmados é de 25.685.

 

No Brasil e em Minas

No Brasil e em Minas Gerais também houve altos índices de casos de covid em dezembro de 2022. E agora, em dois meses, os casos no país e no estado caíram expressivamente.

O Ministério da Saúde divulga diariamente os boletins epidemiológicos da doença. O último que consta no portal do Ministério se refere a domingo, dia 5 de fevereiro. Nele, estão contabilizados 727 novos casos da doença no Brasil e 1 morte em 24 horas. Já no dia 5 de dezembro de 2022, foram 27.086 novos casos e 105 mortes em um dia. Fazendo uma comparação dos casos em um mês, houve uma queda de 26.359 novos casos e 104 mortes a menos.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde publicou o boletim epidemiológico da covid nesta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e contabilizou 15 novos casos e 14 mortes em 24 horas. No dia 6 de dezembro de 2022 foram contabilizados 7.379 novos casos e 7 mortes em um dia. Em um comparativo, nesse período, o estado teve uma queda de 7.364 casos da doença. Já a mortes foram 7 a mais.

Vírus da covid não é carnavalesco

O baixo número de casos de covid-19 tanto em Formiga quanto no Brasil poderá mudar com a chegada do Carnaval 2023. É que, com as aglomerações de foliões, a transmissão do coronavírus é inevitável e o vírus da covid não é nem um pouco carnavalesco.

Formiga terá Carnaval neste ano. A festa começa no dia 17 e vai até o dia 20 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e também em estabelecimentos de saúde, especialmente por pessoas com sintomas gripais.

Mesmo após a imunização de boa parte da população com até a quinta dose da vacina, é necessário manter os cuidados de isolamento social e o uso de máscaras. Afinal, mesmo imunizados, os indivíduos podem contrair a covid-19, embora as chances de internações e casos graves tenham caído consideravelmente.

Confira alguns cuidados importantes para manter a segurança, caso tenha planos de viagem ou outras atividades durante o Carnaval.

 

Evite aglomerações

Esta é uma das dicas mais importantes de todas para manter a segurança. Colocar-se em meio a muitas pessoas, estando doente ou não, é algo de extremo risco. Afinal, basta que um indivíduo esteja contaminado para transmitir o vírus para diversas outras que estejam no local.

Quando há uma aglomeração, a quantidade de pessoas que serão afetadas por isso é ainda maior. Por essa razão, mesmo que uma pessoa já tenha contraído covid-19 e esteja vacinada, é fundamental evitar locais muito movimentados, manter-se em espaços abertos e prezar pelo isolamento social.

 

Use máscara o tempo todo

Outra medida fundamental para garantir a segurança contra o coronavírus e que precisa ser mantida é o uso de máscaras que cobrem o nariz, a boca e o queixo. Essas são as vias de entrada mais comuns do vírus, principalmente quando ele é propagado pelas partículas presentes no ar.

Além disso, é preciso ressaltar que, por conta das novas variantes, o recomendado é utilizar máscaras descartáveis e, em lugares fechados, a de modelo N95, que oferecem maior proteção que a de tecido comum.

Sem falar que ainda é muito importante manter as mãos higienizadas com água e sabão, ou álcool em gel, na falta de um lugar para se lavar. Evitar tocar os olhos, a máscara e o rosto é outra medida de proteção que se mantém.

 

Não vá a festas clandestinas

Apesar das orientações para manter o isolamento social e cuidados para prevenir o coronavírus, alguns lugares promovem festas muitas vezes sem permissão de órgãos sanitários. 

São nesses espaços que ocorrem diversas atitudes nocivas à segurança das pessoas, como aglomerações, pessoas reunidas sem o uso de máscaras, entre outras ações que propagam a transmissão do vírus.

Por isso, é fundamental evitar a presença em eventos como esses. Além disso, vale ressaltar outros cuidados essenciais, como: fazer o possível para ficar em casa; se sair, preferir ambientes abertos; não beber em copos de outras pessoas, nem dividir talheres e objetos de uso pessoal.

Empresas já investem na confecção de máscaras customizadas para garantir a segurança dos foliões - Foto: revistapegn.globo.com