Covid continua com mais de 300 casos por semana em Formiga

Mais uma morte pela doença foi registrada na cidade

Covid continua com mais de 300 casos por semana em Formiga
Secretaria de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e em estabelecimentos de saúde, especialmente por pessoas com sintomas gripais - Foto: Leandro Couri/EM




Formiga continua contabilizando mais de 300 casos de covid-19 semanalmente. As mortes pela doença também seguem sendo registradas. No boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira, 26 de dezembro, constam 317 novos diagnósticos em uma semana e um óbito. Uma mulher de 70 anos, que estava internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), faleceu no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Não foi informado se a paciente tinha alguma comorbidade.

Recentemente, a cidade registrou duas outras mortes pela doença: de uma mulher de 61 anos, no dia 29 de novembro, e de um homem de 58 anos, no dia 2 de dezembro. Ambos tinham diagnósticos de comorbidades. Com esses últimos óbitos, o total de vidas perdidas para a covid em Formiga soma 332.

O balanço da doença na cidade vem assustando os formiguenses pelo alto número de casos. O município, que chegou a ter em novembro média de 0,5 caso diário da covid-19, vê as notificações se multiplicarem em dezembro.

Na semana do dia 29 de novembro a 5 de dezembro, foram registrados 213 novos casos da doença, uma média de 35,5 por dia. Na semana do dia 6 a 12 de dezembro, eles pularam para 409, uma média de 58 diários. Na semana do dia 13 a 19 de dezembro, foram 389 casos, uma média de 55 por dia. E nesta última semana, do dia 20 a 26, foram 317, uma média de 45 casos diários.

Esses números podem ser ainda maiores na cidade, porque não refletem as festividades natalinas nem mesmo as comemorações de fim de ano que terão aglomerações de pessoas. A expectativa é de que os registros cresçam ainda mais após esse período.

Além disso, uma fonte da Secretaria de Saúde contou a “O Pergaminho” que a quantidade de casos que ocorrem no município está subvalorizada porque muitas pessoas compram o exame da covid-19 nas farmácias, têm o resultado de positivo e não notificam a secretaria.

Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta semana, 316 pessoas positivas para a doença estão em acompanhamento pela Secretaria de Saúde e duas estão internadas clinicamente. Desde que a doença chegou ao município, o total de casos confirmados é de 25.258.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e em estabelecimentos de saúde, especialmente por pessoas com sintomas gripais.

Doença cresce em Minas e no Brasil

 Não é só Formiga que tem registrado um alto número de novos casos de covid em dezembro. Minas Gerais e o Brasil no geral têm tido um aumento expressivo nos casos da doença, que está gerando preocupação nas autoridades.

O Ministério da Saúde divulga diariamente os boletins epidemiológicos da covid-19. No boletim de segunda-feira, dia 26, estão contabilizados 66.052 novos casos da doença no Brasil e 226 mortes nas últimas 24 horas. Já no dia 26 de novembro deste ano, foram 13.501 novos casos e 26 mortes em um dia. Fazendo uma comparação dos casos nessas datas, em um mês houve um aumento de 52.551 diagnósticos e 200 mortes a mais no país.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde publicou o boletim epidemiológico da covid-19 nesta terça-feira, 27 de dezembro, e contabilizou 6.944 novos casos e 22 mortes em 24 horas. No dia 27 de novembro não houve boletim, mas no dia 28 de novembro foram contabilizados 119 novos casos e 7 mortes. Em um comparativo, nesse período, o estado teve um aumento de 6.825 casos da doença e 15 mortes a mais.