Crianças de 6 a 8 meses começam a ser vacinadas contra a covid-19
Imunização foi ampliada para crianças sem comorbidades e ocorrerá nesta quarta-feira, 21 de dezembro, na UBS do Areias Brancas

Formiga inicia nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, a vacinação de crianças de 6 a 8 meses sem comorbidades contra a covid-19. A imunização está marcada para ocorrer na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Areias Brancas, de 8 às 11 horas e de 12 às 15 horas.
De acordo com a Prefeitura Municipal, mesmo com essa ampliação na vacinação, as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que possuem diagnóstico de alguma comorbidade terão prioridade na imunização. O Governo do Estado anunciou, na segunda-feira, dia 19, a ampliação da vacinação em crianças nessa faixa etária sem comorbidade. Porém, Formiga atenderá, a princípio, apenas crianças de 6 a 8 meses.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a idade estipulada para
a vacinação no município é baseada no quantitativo mínimo de doses. “A
Deliberação 4071, de 16 dezembro de 2022, determina que a vacinação deve ser feita de maneira escalonada, iniciando pelas crianças de 6 meses. A faixa etária será modificada de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo estado”, comunicou a pasta.
Conforme divulgou a “Agência Minas”, profissionais de Saúde dos 853 municípios mineiros já poderão aplicar a vacina contra a covid-19 nas crianças de 6 meses a 2 anos sem comorbidades, mas deverão realizar a imunização considerando apenas as doses disponíveis nas cidades, buscando evitar a perda de vacinas. A recomendação para a ampliação do público-alvo foi divulgada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.071, de 16/12/2022.
Ainda segundo o Estado, a disponibilização de novas doses aos municípios depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Desse modo, é fundamental que as prefeituras realizem o planejamento e execução da vacinação, considerando apenas as vacinas que dispõem atualmente uma vez que ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para o estado.
O imunizante a ser utilizado é Pfizer-BioNTech e será aplicado de maneira escalonada, conforme os seguintes critérios de prioridade: para esta faixa-etária, o esquema primário da vacina contra a covid-19 Pfizer-BioNTech será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (um mês) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas (dois meses) após a segunda dose.
A coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, esclarece que mesmo com a ampliação, deve ser assegurada a guarda de doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a vacinação (D2 + D3). “Fica autorizada a vacinação dos grupos B, C e D, neste momento, somente mediante a utilização de doses remanescentes da vacina covid-19 Pfizer-BioNTech não utilizadas em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades”.
Em uma semana, Formiga registra 389 novos casos da doença
Continua alto o número de casos confirmados por covid-19 em Formiga. Em uma semana (de 13 a 19 de dezembro), a cidade registrou 389 novos casos da doença, uma média de 55 por dia. O número é expressivo e pode ser até maior.
Uma fonte da Secretaria Municipal de Saúde contou a “O Pergaminho” que a quantidade de casos que ocorrem na cidade está subvalorizada porque muitas pessoas compram o exame da covid-19 nas farmácias, têm o resultado positivo e não notificam a secretaria.
O balanço dos casos é divulgado semanalmente pela Prefeitura, por meio dos boletins epidemiológicos. A cidade, que chegou a ter em novembro média de 0,5 caso diário da covid-19, vê as notificações se multiplicarem a cada semana.
O mais recente boletim saiu na segunda-feira, 19 de dezembro. De acordo com ele, há 389 pessoas positivas para a doença em acompanhamento pela Secretaria de Saúde e três pessoas internadas, duas clinicamente e uma na UTI.
Recentemente, a cidade registrou duas mortes pela doença: de uma mulher de 61 anos, no dia 29 de novembro, e de um homem de 58 anos, no dia 2 de dezembro. Ambos tinham diagnósticos de comorbidades. Com essas mortes, Formiga passou a contabilizar 331 óbitos em decorrência da covid. Desde que a doença chegou ao município, o total de casos confirmados é de 24.941.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e em estabelecimentos de saúde, especialmente por pessoas com sintomas gripais.
Boletim semanal da covid-19