Debate sobre a atuação das massas nas Eleições de 2022 e o impacto na democracia abriu o projeto Confirma

Debate sobre a atuação das massas nas Eleições de 2022 e o impacto na democracia abriu o projeto Confirma




A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do TRE de Minas Gerais, lançou o projeto Confirma – Temas Eleitorais em Foco, com o debate sobre a "atuação das massas nas Eleições de 2022 e o impacto na democracia". O evento aconteceu no mês de maio, no auditório do Tribunal, e a gravação está agora disponível no canal do TRE no YouTube

Nessa primeira edição, o que se pretendeu foi a análise sociopolítica e comportamental da atuação das massas nas eleições de 2022 e os impactos na democracia brasileira. Para isso, foram convidados, como debatedores, Bruno Pinheiro Wanderley Reis, mestre e doutor em Ciência Política, professor e diretor da FAFICH/UFMG; Edilene Lobo, mestre e doutora em Direito, advogada, professora universitária e ministra substituta do TSE; e Adriana Festugatto, doutoranda em Direito, servidora do TRE/SC. 

Nas participações dos debatedores, destacaram-se as diferentes abordagens, desenvolvidas ao longo de cada participação. Segundo Bruno Reis, "o fato específico das eleições 2022 e da dinâmica eleitoral mundo afora tem a ver com o impacto da internet e, mais especificamente, da emergência das redes sociais nos últimos 15, 20 anos". 

Adriana Festugatto propôs uma abordagem psicológica para entender o momento atual, com um resgate na linha do tempo para analisar o fenômeno das massas e desinformação, tendo como ponto de partida a obra de Freud do ano de 1921 ("A psicologia das massas e a análise do eu").     

Edilene Lobo afirmou que neste ambiente tensionado, extremado na cena política brasileira, "é preciso entender os motivos pelos quais a Justiça eleitoral atua, buscando o controle e a responsabilização". 

A mediação do debate foi feita pela servidora do TRE/MG, Lara Marina Ferreira, mestre em Direito pela UFMG, professora universitária e assessora da Escola Judiciária do TSE. 

Projeto Confirma 

O projeto Confirma - Temas Eleitorais em Foco tem como objetivo promover um espaço para o debate e a reflexão sobre o processo político-eleitoral brasileiro, com a realização de palestras e debates bimestrais ao longo do ano de 2023. Os encontros acontecerão na sede do TRE, com veiculação no canal do TRE no YouTube. 

Em todas as edições do projeto há a intenção de respeitar a paridade de gênero na formação dos painéis. Além disso, haverá a presença de intérpretes de libras, que atuarão durante todo o evento. 

A Escola Judiciária do TRE teve projeto com objeto semelhante, dos anos de 2015 a 2021, intitulado "Terceiro Turno". Os eventos, também com o objetivo de debater os mais diversos temas eleitorais, eram realizados presencialmente no auditório do TRE, com gravação e transmissão pela TV Assembleia. Em 2021, o projeto sofreu modificação em seu formato, especialmente em razão do isolamento social e impossibilidade dos encontros presenciais, as edições do projeto foram gravadas e disponibilizadas no canal do Tribunal no YouTube.

Siga-nos no Instagram e no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE - MG