Dia do mágico

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Dia do mágico




O dia do mágico, celebrado em 31 de janeiro, é uma ocasião especial que reconhece e valoriza a arte da ilusão e da magia. Durante esse dia, os ilusionistas e mágicos de todo o mundo são honrados por seu talento em criar momentos de fascínio e mistério para o público. É uma oportunidade para destacar a habilidade e a criatividade desses profissionais, que cativam e encantam pessoas de todas as idades com seus truques e performances impressionantes.

Neste dia, muitas vezes são realizados eventos, espetáculos e workshops dedicados à magia, nos quais os mágicos podem compartilhar seus segredos e inspirar novos talentos. Além disso, é uma oportunidade para o público apreciar e participar de experiências únicas, desafiando a própria percepção da realidade e mergulhando no mundo do inexplicável.

Não podemos deixar de mencionar João Peixoto dos Santos (1879-1946), nascido em Formiga e residente em São Paulo a partir de 1910, que foi uma figura central no Ilusionismo brasileiro do final do século XIX e da década de 40. Em um período de grande atividade na arte do ilusionismo, ele correspondeu frequentemente com o grande mágico Houdini e estabeleceu marcos importantes, como a fundação da primeira loja de artigos mágicos do Brasil, a "Casa das Mágicas", e do primeiro jornal de Ilusionismo em São Paulo. Em 1918, criou a Associação dos Artistas Prestidigitadores e o ‘’ Jornal do Mágico". Embora essas iniciativas não tenham perdurado, o "Círculo Mágico Internacional" assumiu um papel crucial no desenvolvimento do Ilusionismo no Brasil, culminando na fundação, em 1982, do Museu Arte Mágica Ilusionismo "João Peixoto dos Santos" em São Paulo, que preserva um acervo documental abrangente, incluindo suas obras pioneiras como "Tratado completo de Prestidigitação e Ilusionismo" (1937), "Curso Prático de Prestidigitação e Ilusionismo" (1943) e "Truques de Magia Selecionados" (1946).

O dia do mágico também serve como uma lembrança da importância da imaginação, da criatividade e da capacidade de surpreender, elementos essenciais não apenas na arte da mágica, mas também em diversas outras áreas da vida. É um dia para celebrar o espírito de maravilha e admiração que a magia desperta em todos nós.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140 – Centro, visite e conheça o acervo sobre mágica.