Educação promoverá concursos de contação de histórias e redação para alunos

Inscrições ocorrerão em agosto e apresentações em setembro; premiações vão de caixas de som a celulares e bicicletas

Educação promoverá concursos de  contação de histórias e redação para alunos
Contação de histórias promovida em anos anteriores pelas Bibliotecas Públicas de Formiga, por meio do Projeto ‘Hora do Conto’




Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Formiga já podem se preparar para dois concursos que serão lançados pela Secretaria de Educação e Esportes: o VIII Concurso Contadores de História e o IV Concurso de Redação. As portarias com os regulamentos e as premiações foram publicadas nesta segunda-feira, dia 15 de maio, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

Ambos os concursos terão inscrições realizadas em agosto deste ano e as apresentações ocorrerão em setembro, em locais a serem definidos. As premiações vão de caixas de som para os terceiros lugares a celulares e bicicletas para os primeiros colocados.

 

Contação de histórias

Segundo a Portaria Nº 005/2023, esse concurso terá duas categorias: 1) Para a educação infantil, e 2) Para os anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º anos). Ele também será realizado em três etapas: a primeira (já está aberta e vai até o dia 4 de agosto) de forma interna, com divulgação do certame e seleção do contador da instituição de ensino. Nessa etapa, cada aluno da turma, orientado por um profissional da instituição de ensino, deverá preparar uma história para ser contada em sala de aula. O regente escolherá o melhor contador de história da turma. Posteriormente, as instituições de ensino promoverão um concurso interno para eleger o representante da escola ou Centro de Educação Infantil, em cada categoria.

A segunda etapa ocorrerá com a inscrição dos contadores de histórias no Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, entre os dias 7 e 11 de agosto. Já a terceira acontecerá com as apresentações no dia 19 de setembro para a Categoria 1 e 20 de setembro para a Categoria 2.

Entre os objetivos do concurso, estão: destacar os melhores contadores e história da Rede Municipal de Ensino; promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias; possibilitar aos alunos a oportunidade de se expressarem oralmente em público; aguçar a atenção de quem ouve, a memorização e a criatividade de quem conta, além de despertar o gosto pela leitura literária.

Os melhores contadores de história, por categoria, serão escolhidos por uma comissão formada por profissionais indicados pela Secretaria de Educação. A avaliação obedecerá a diversos critérios, como expressão oral, expressão corporal, coerência, envolvimento com o público e capacidade de memorização.

Nesse concurso, serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores ganharão os seguintes prêmios: bicicleta (1º lugar); patinete (2º lugar) e caixa de som (3º lugar). Os orientadores desses alunos também serão premiados, com celular (1º lugar); relógio smartwatch (2º lugar) e caixa de som (3º lugar)

 

Redação

De acordo com a Portaria Nº 006/2023, o IV Concurso de Redação tem como finalidade incentivar os alunos de escolas municipais a expressarem sua criatividade e a melhorar seus conhecimentos linguísticos, além de reconhecer os estudantes autores. Ele é direcionado a alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino e está dividido em três categorias (1 para 4º e 5º anos; 2 para 6º e 7º anos e 3 para 8º e 9º anos).

Conforme consta no regulamento, as redações deverão ser histórias inéditas com o tema: “Educação sanitária na escola, um compromisso com a vida” e conter de 20 linhas a 30 linhas. O título da redação não pode ser o mesmo do tema.

As inscrições para este concurso serão realizadas no Setor Pedagógico da Secretaria de Educação do dia 16 ao dia 18 de agosto. As melhores redações serão premiadas nos dias 19 e 20 de setembro. Os vencedores ganharão celular (1º lugar); tablet (2º lugar); caixa de som (3º lugar). O professor do aluno vencedor de cada categoria desse concurso também será premiado com celular (1º lugar); relógio smartwatch (2º lugar); caixa de som (3º lugar).

A avaliação obedecerá a diversos critérios, como coerência no desenvolvimento e com o tema proposto; criatividade na abordagem do tema; desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara e domínio da língua: utilização de vocabulário diversificado e rico.