Estação de Memórias: Projeto Expográfico é apresentado em reunião na Secretaria de Cultura

Em Formiga, um memorial sobre a estação ferroviária ficará disponível para visitação no final de janeiro ou início de fevereiro de 2024

Estação de Memórias: Projeto Expográfico é apresentado em reunião na Secretaria de Cultura
Participaram do encontro cidadãos que colaboraram com o projeto, a servidora da VLI, Elizabeth Pimenta, e o secretário de Cultura, Alex Arouca




Aconteceu na sexta-feira, 24 de novembro, na Casa do Engenheiro, sede da Secretaria Municipal de Cultura, a reunião final do “Estação de Memórias”. O projeto é da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e tem o patrocínio da VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

Estiveram presentes alguns dos cidadãos que colaboraram com o projeto, além da servidora da VLI, Elizabeth Pimenta, e do secretário de Cultura, Alex Arouca. Os Integrantes da AIC apresentaram aos presentes o Projeto Expográfico do “Estação de Memórias” de Formiga.

O “Estação de Memórias” busca criar espaços que registrem e difundam a memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e em todo Brasil. Ele já passou por cidades como Divinópolis, Matozinhos (MG) e Três Rios (RJ). Em Formiga, durante o ano de 2023, os organizadores realizaram várias atividades de levantamento e registros de histórias do município e da ferrovia para, ao final, criarem um espaço de exposição. A versão formiguense do projeto entregará um arquivo digital à Administração Municipal e um memorial que ficará disponível para visitação da população em uma das salas da “Casa do Engenheiro”, com previsão de ser inaugurado no final de janeiro ou início de fevereiro de 2024.

Para mais informações sobre o “Estação de Memórias” acesse: https://aic.org.br/atuacao/cultura/estacao-de-memorias/#:~:text=O%20Esta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mem%C3%B3rias%20iniciou,e%20Tr%C3%AAs%20Rios%20(RJ).