Estado anuncia início da Campanha de Vacinação contra a Influenza

Em Formiga, uma equipe da Secretaria de Saúde participa nesta sexta de reunião para definir como será a imunização

Estado anuncia início da Campanha de Vacinação contra a Influenza
A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19 - Fábio Marchetto/Agência Minas/Divulgação




O Governo de Minas anunciou para a próxima segunda-feira, dia 25, o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza no estado. Em Formiga, ainda não há uma data certa para começar a vacinação. Segundo a Prefeitura, a equipe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde participa de uma reunião nesta sexta-feira, dia 22, na Regional de Divinópolis, para tratar do assunto.

“Nesta reunião a equipe terá todas as informações referentes à campanha. Talvez até volte do encontro com algum lote de vacina para iniciar a imunização da gripe em Formiga”, informou a Administração Municipal.

O lançamento da campanha pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ocorre devido à proximidade do período de baixas temperaturas e o aumento da circulação de vírus respiratórios nessa época do ano. A campanha em Minas vai até o dia 31 de maio e o Dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 13 de abril.

Minas Gerais recebeu, no dia 15 de março, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

“A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado”, divulgou a SES-MG.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto), indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, entre outros.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais.

Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19. Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças. A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19. Então, é recomendado aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis.

 

Prevenção

 

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas: 

 

- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

 

- Utilize lenço descartável para higiene nasal;

 

- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

 

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

 

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

 

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

 

- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

 

- Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);

 

- Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.