Febre maculosa a 90 KM de Formiga

Neste ano, primeira morte pela doença foi confirmada na segunda-feira, dia 7, em Divinópolis

Febre maculosa a  90 KM de Formiga
O carrapato-estrela infectado é o responsável pela transmissão da febre maculosa (Foto: Reprodução/A Gazeta)




Transmitida pelo micuim, mais conhecido como carrapato-estrela, a febre maculosa está próxima de Formiga. É que a primeira morte pela doença neste ano foi registrada em Divinópolis, a 90 KM da Cidade das Areias Brancas. Trata-se de um idoso de 77 anos, que morreu no dia 25 de julho e, após investigação e exame, teve a causa da morte confirmada nesta segunda-feira, dia 7, pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Um dos principais e preferidos hospedeiros do carrapato-estrela é a capivara. E Formiga está cheia delas. A cidade pode ficar esperta e já ir pensando em formas legais de controlar a população desse animal em torno das lagoas do Fundão (Praia Popular e Country Clube), do Josino (Sede Campestre do Clube Centenário) e do Petito (Bairro Santo Antônio). Elas estão aumentando a olhos vistos e já são vistas como um grave problema. Em Formiga, onde tem capivara tem o micuim.
Recentemente, em Campinas, interior de São Paulo, a febre maculosa vitimou duas pessoas: um homem de 46 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de julho, indo a óbito quatro dias depois, e um homem de 18 anos, que morreu em 28 de julho, depois de começar a perceber os sintomas em 23 de julho. Um terceiro caso, uma mulher de 49 anos, foi confirmado pela prefeitura da cidade, porém, evoluiu para cura. Ao todo, Campinas registra sete casos em 2023, com cinco mortes. No ano passado, confirmou 11 vítimas, das quais sete morreram.

A febre maculosa
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
A orientação é de que a pessoa fique atenta por 15 dias depois de passar por áreas de vegetação, mato ou pastos, principalmente perto de rios ou riachos, onde houver cavalos e capivaras. Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato das áreas de vegetação. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessária internação.

As capivaras, hospedeiras do carrapato-estrela, estão aumentando a olhos vistos em Formiga e já são vistas como um grave problema