Formiga intensificará vacinação contra meningite C

Na próxima sexta-feira, dia 3, a Regional de Saúde enviará uma nova remessa de imunizantes para o município

Formiga intensificará vacinação contra meningite C
Para receber a dose da vacina, basta conferir o cartão de vacinação e procurar o posto de saúde mais próximo (Foto: Fábio Marchetto/SES-MG)




A campanha de vacinação contra a meningite C, que ocorre em todo o estado desde o ano passado e seria finalizada em fevereiro deste ano, foi prorrogada para até o dia 30 de abril. Diante disso, Formiga irá intensificar a imunização contra a doença nos próximos dias para crianças, jovens e adultos.
Segundo o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, todos os postos da cidade contam com vacinas contra a meningite, no entanto, na próxima sexta-feira, dia 3 de março, a Regional de Saúde, em Divinópolis, enviará uma nova remessa de imunizantes para o município.
De acordo com a secretaria, em 2022, dois casos de meningite foram confirmados em Formiga. Neste ano, ainda não há notificações.
Em novembro passado, o Governo do Estado ampliou o público-alvo para a vacinação, incluindo jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde. Além deles, a imunização é direcionada a crianças de 3 e 5 meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade.
Para receber a dose da vacina, basta conferir o cartão de vacinação e procurar o posto de saúde mais próximo de casa.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforçou a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença. “A meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação.”

VACINAS
As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização (PNI) que protegem contra a meningite, são:

• Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
• Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois) meses e 4 (quatro) meses e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
• Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.
•Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para adolescentes de 11 e 14 anos. Administrar 1 (um) reforço ou 1 (uma) dose.