Formiga poderá ser atingida por forte onda de calor

Fenômeno extremamente atípico ocorre até sexta-feira, dia 25, em 20 estados brasileiros; previsão de temperatura para Formiga chega a 35º C

Formiga poderá ser atingida por forte onda de calor
As altas temperaturas poderão quebrar recordes do mês (Foto: Portal Onda Sul/Reprodução)




Uma forte onda de calor ocorrerá em boa parte do Brasil até sexta-feira, dia 25. Formiga poderá ser atingida por esse fenômeno extremamente atípico para esta época do ano. A previsão de temperatura para a cidade, segundo o portal de meteorologia Climatempo, é de 35º C nesta quinta-feira, dia 24.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para esta semana no país. De acordo com reportagem do “G1”, o grau de severidade do alerta é da cor amarela, que significa perigo potencial, o primeiro nível numa escala de três. O Inmet explica que, neste tipo de alerta de calor, há um leve risco à saúde. O aviso aponta que as temperaturas podem ficar 5º C acima da média por período de dois a três dias.
As altas temperaturas poderão quebrar recordes do mês e serão sentidas em 20 estados brasileiros. Conforme contou o meteorologista do Climatempo, Fábio Luengo, ao portal “R7”, a onda de calor no inverno é inusitada e pode ser explicada pela massa de ar quente e seco que está sob o Brasil e gera o aumento significativo nos termômetros. “Além disso, temos a influência das mudanças climáticas ao redor do mundo e do fenômeno El Nino, que aquece as águas do Pacífico Equatorial. Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas geralmente são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente nas regiões Sul e Sudeste”, afirmou.
As altas temperaturas ficarão acima de 30º C. Algumas regiões do país sofrerão mais que outras. O Amazonas e o Rio de Janeiro, por exemplo, podem chegar a uma temperatura máxima de 40º C. E não é só o Brasil que está sofrendo com o calor. Segundo a ‘MeteoAlarm’, uma rede meteorológica da Europa, cerca de 21 países em todo o continente estão sob alerta de ondas de calor, sendo o nível mais alto, o vermelho.
De acordo com cientistas, o clima extremo sofrido pela Europa no verão do Hemisfério Norte pode se tornar cada vez mais comum, principalmente pelo agravamento do aquecimento global. No continente Europeu, julho foi o mês mais quente já registrado na história do planeta.

Umidade do ar pode chegar a 12%, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu às 10 horas de quarta-feira, dia 23, um alerta laranja (que indica perigo) para a baixa umidade do ar para várias regiões do Brasil. No mapa, a faixa laranja atinge uma parte de Minas, mais especificamente a região de Formiga.
Segundo o instituto, a umidade relativa do ar poderá chegar até 12%. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%. A recomendação do Inmet é evitar exposição ao sol e cuidar da hidratação.
De acordo com o instituto, há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

No mapa, a faixa de alerta para a baixa umidade do ar que atinge uma parte de Minas, mais especificamente a região de Formiga