Formiga terá 7 produtores em concurso internacional de queijos

Iniciativa faz parte da Expô Queijo Brasil, que ocorrerá neste mês, em Araxá; 42 queijos formiguenses estão inscritos no concurso

Formiga terá 7 produtores em concurso internacional de queijos
Produtores formiguenses junto ao secretário municipal Anuar Teodoro (ao centro), na Expô Queijo Brasil 2022




Sete produtores formiguenses estão se preparando para o concurso internacional de queijos que faz parte da Expô Queijo Brasil, evento que ocorrerá entre os dias 24 e 27 deste mês, em Araxá. São eles: Geniberto da Silva (Laticínio Ideal); Edmilson e Fernanda Rolindo (Laticínio O Melhor de Minas); Daniel Rodrigues (Laticínio Três Irmãos - Soh Minas); Anaísa Alves Oliveira (Sagrado Queijo); Geraldo Magela Fernandes (Produtos CSL); José Lopes dos Santos (Produtos JL) e Wesley Saldanha (Queijos Saldanha).
A Expô Queijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, especialistas e imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e apoio  de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, e para o Governo de Minas, por meio da Seapa e suas vinculadas (Emater, Epamig, Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e IMA), e ainda o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sistema Ocemg e Prefeitura de Araxá.

O concurso
Neste ano, o concurso internacional terá 42 queijos formiguenses inscritos. A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), está apoiando a participação dos produtores da cidade no concurso e também de produtores de charcutaria e geleias na Feira Internacional de Negócios, que contará com cem estandes, valorizando o consumo de produtos da agricultura familiar.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, a expectativa de participar desse concurso é muito boa, visto os resultados que Formiga obteve nos últimos anos nesse mesmo evento e a qualidade do queijo produzido na cidade. “Queremos trazer mais medalhas, valorizando os nossos produtores. É muito importante a participação nesse concurso para divulgar a qualidade dos produtos feitos em Formiga para o mundo inteiro. Temos sido vitoriosos nas duas últimas edições desse concurso. Esses prêmios são frutos de um projeto que começamos em 2020, com a Emater-MG e o Unifor-MG, para valorizar e fortalecer o queijo produzido em Formiga. Além desses, já ganhamos medalhas no concurso CNA [Confederação Nacional da Agropecuária] e no Mundial do Queijo do Brasil. É uma grande satisfação dizer que nossos produtos estão conquistando o mundo”, ressaltou Anuar.
Em 2021, os produtores formiguenses Edmilson Rolindo e Fernanda Silveira (Laticínio O Melhor de Minas) conquistaram medalha de ouro na categoria “queijo aromatizado, leite pasteurizado, cozida ou filada, curado (+ 30 dias)”, com o queijo provolone defumado, na Expô Queijo Brasil. Já em 2022, se destacaram Daniel Rodrigues (Laticínio Soh Minas), com medalha de ouro na categoria “queijo aromatizado massa filada” com o queijo muçarela trufado com requeijão; Daniel Rodrigues (Laticínio Soh Minas), medalha de prata na categoria “queijos aromatizado massa filada” com o queijo muçarela nozinho defumado, e Wesley Saldanha (Queijaria Saldanha), medalha de bronze na categoria “queijo fresco de leite de vaca pasteurizado”, com o queijo Minas Frescal.
Segundo a organizadora do evento, Maricell Hussein, a competição deste ano contemplará em torno de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como mistura de espécies. “Serão avaliados queijos fabricados no Brasil e em diversos países. Neste ano, a ExpoQueijo vai envolver 2 mil produtores e impactar cerca de 300 mil pessoas”, comentou.
De acordo com o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, a maior participação dos produtores mineiros no evento contribui para a projeção do Queijo Minas Artesanal.  ”Participar de um evento de magnitude tão significativa é forma de garantir visibilidade e reconhecimento para o trabalho do produtor de queijo. A Emater-MG, ao longo de décadas, sempre trabalhou para melhorar a qualidade do Queijo Minas Artesanal em todas as regiões produtoras do estado, tendo como premissa a preservação do modo de fazer passado de geração para geração”, destacou.

Em 2021 e 2022, formiguenses conquistaram prêmios neste concurso internacional

O governador Romeu Zema conheceu os queijos produzidos em Formiga