Formiguenses já podem solicitar ‘Saque Calamidade do FGTS’

Trabalhadores com saldo positivo têm até 19 de maio para fazer a solicitação

Formiguenses já podem solicitar ‘Saque Calamidade do FGTS’
O trabalhador pode solicitar o saque do ‘FGTS Calamidade’ de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência Caixa - Foto: GZH/Reprodução




Formiga, que aguardava a validação de documentos enviados à Caixa Econômica Federal, está habilitada para o “Saque Calamidade do FGTS”. Conforme divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira, 25 de março, os interessados têm até 19 de maio para fazer a solicitação. A habilitação do Município se deu devido à publicação do decreto de Situação de Emergência (Decreto 10.279, de 19 de janeiro de 2024).

Trabalhadores formiguenses que tenham saldo positivo de FGTS podem solicitar o saque, que é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do Fundo de Garantia por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

De acordo com informações da Caixa divulgadas na página “fgts.gov.br”, “o valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a 12 meses.”

O trabalhador poderá solicitar o saque do FGTS Calamidade de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência Caixa. A instituição bancária é a responsável pela análise do pedido, que, de acordo com os critérios estabelecidos, poderá ser aprovado ou negado.

 

PASSO A PASSO

1.   Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;

2.   Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;

3.   Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;

4.   Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;

5.   Escolha uma das opções para receber seu FGTS:

-Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,

-Sacar presencialmente.

6.   Faça Upload dos documentos requeridos;

7.   Confira os documentos anexados e confirme;

8.   A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.