IPC de novembro apresenta inflação de 0,47% em Formiga

Boletim do Índice de Preços ao Consumidor no município foi divulgado pelo Unifor-MG

IPC de novembro apresenta inflação de 0,47% em Formiga
Para a pesquisa, são coletados os preços médios de 209 itens nos quatro estabelecimentos comerciais de maior relevância econômica de Formiga (Foto: Blog Cresol/Divulgação)




O Índice de Preços ao Consumidor de Formiga (IPC-FGA) referente a novembro deste ano apresentou uma inflação de 0,47%. O boletim que mostra o aumento geral nos preços de bens e serviços na cidade foi divulgado pelo Unifor-MG. Ele é resultado de um projeto de iniciação científica implantado em agosto deste ano na instituição e que visa mensurar e divulgar, sempre entre os dias 19 e 21 de cada mês, a variação dos preços.

Desenvolvida por Laís Milene Gomes Ribeiro, aluna do curso de Administração, a pesquisa é orientada pela professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira. De acordo com a instituição de ensino superior, o IPC-FGA se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, e é obtido a partir das fórmulas empregadas pelo IBGE no cálculo do IPCA, sendo os fatores de impacto (pesos) de cada item adaptados a partir de Belo Horizonte. O Unifor-MG informou que são coletados, entre os dias 05 e 15 de cada mês, os preços médios de 209 itens, divididos em nove grupos, nos quatro estabelecimentos de maior relevância econômica da cidade.

 

A inflação

Conforme o boletim, o grupo “Transportes” registrou a maior alta na inflação (1,02%), com destaque para o aumento das taxas de emplacamento, preço dos veículos usados (principalmente, os modelos populares, o que se deve aos ajustes entre a oferta e procura), além do aumento no valor do litro de combustível (sobretudo, gasolina). Em seguida, o grupo “Artigos de Residência” subiu 0,58%, puxado pela alta nos preços dos itens de cama, mesa e banho. Foram registrados também aumentos, variando entre 0,03% e 0,07%, nos grupos “Comunicação”, “Educação”, “Habitação”, “Saúde e Cuidados Pessoais”, com destaque para os exames laboratoriais, analgésicos e antialérgicos.

O boletim ainda traz a queda de preços. O grupo “Alimentos e Bebidas” registrou a maior deflação (0,98%), impactado pela queda no preço do litro do leite longa vida, ovos de galinha e temperos culinários. O grupo “Vestuário” também registrou diminuição (0,09%), alimentado pela redução de preço dos acessórios femininos, tais como bolsas e sapatos, sendo seguido pelo grupo “Despesas Pessoais” (0,07%).

O Unifor-MG informa que o IPCA-Brasil, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mesmo período avaliado por esta pesquisa, apresentou uma inflação de 0,41%. “Dentre os nove grupos pesquisados em Formiga-MG, seis apresentaram alta em novembro. Apesar de os valores parecerem próximos, o IPC-FGA foi 15% superior ao IPC-Brasil, o que revela uma sensibilidade maior da economia local a grupos específicos e, dentro deles, a itens com concorrência limitada, o que impacta fortemente na economia local”, divulgou a instituição.