IPC de outubro apresenta inflação de 0,54% em Formiga

Boletim do Índice de Preços ao Consumidor no município foi divulgado pelo Unifor-MG

IPC de outubro apresenta inflação de 0,54% em Formiga
Foram coletados os preços médios de 209 itens nos 4 estabelecimentos comerciais de maior relevância econômica de Formiga








O Índice de Preços ao Consumidor de Formiga (IPC-FGA) referente a outubro deste ano apresentou uma inflação de 0,54%. O boletim que mostra o aumento geral nos preços de bens e serviços na cidade foi divulgado pelo Unifor-MG. Ele é resultado de um projeto de iniciação científica implantado em agosto deste ano na instituição e que visa mensurar e divulgar, sempre entre os dias 19 e 21 de cada mês, a variação dos preços.

Desenvolvida por Laís Milene Gomes Ribeiro, aluna do curso de Administração, a pesquisa é orientada pela professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira. De acordo com a instituição de ensino superior, o IPC-FGA se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, e é obtido a partir das fórmulas empregadas pelo IBGE no cálculo do IPCA, sendo os fatores de impacto (pesos) de cada item adaptados a partir de Belo Horizonte. O Unifor-MG informou que são coletados, entre os dias 05 e 15 de cada mês, os preços médios de 209 itens, divididos em 9 grupos, nos 4 estabelecimentos de maior relevância econômica da cidade.

A inflação

Conforme o boletim, o grupo “Alimentos e Bebidas” registrou a maior alta na inflação (0,90%), com destaque para o aumento dos chocolates e citrus (laranja, limão e outros). Em seguida, o grupo “Saúde e Cuidados Pessoais” subiu 0,16%, puxado pela alta nos preços dos exames médicos e produtos de higiene pessoal, tais como desodorantes e sabonetes, acompanhado de alta de 0,13% do grupo “Artigos de Residência”.

O boletim também traz a queda de preços. O grupo “Transportes” registrou a maior queda (0,26%) em função da redução dos preços dos veículos usados, principalmente motos. “Isso se deve à necessidade de revenda pela proximidade do final do ano, fato que superou o impacto causado pelo aumento dos combustíveis”, consta no boletim. A segunda maior queda está no grupo “Vestuário” (0, 11%), em função do ajuste de preços de lançamento da coleção 2022/2023, acompanhada das quedas do grupo “Educação” (0,07%), causada pela diminuição dos preços dos materiais escolares, e dos grupos “Despesas Pessoais” (0,05%) e “Comunicação” (0,02%).

De acordo com boletim, não se observou variação de preços significativa para o grupo “Habitação”. O Unifor-MG informa que o IPCA-Brasil, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mesmo período avaliado por esta pesquisa, apresentou uma inflação de 0,59%. “Comparado ao IPC-FGA, nota-se que ambos os valores estão muito próximos e, embora existam variações significativas entre os grupos, há o reflexo das particularidades e seus diferentes instrumentos nas famílias formiguenses”, divulgou a instituição.