Jovem Empreendedor: Equipe do IFMG Formiga vence desafio nacional do Sebrae

Professor Douglas e os alunos Luís Felipe, André Victor e Marcus Vinicius desenharam o ‘Smart World’, um jogo onde o participante tem a oportunidade de construir uma cidade do zero

Jovem Empreendedor: Equipe do IFMG Formiga vence desafio nacional do Sebrae
A equipe do IFMG Campus Formiga durante premiação na fase final do desafio




A equipe do IFMG Campus Formiga, composta pelo professor Douglas José Mendonça e pelos estudantes Luís Felipe da Costa, André Victor Luiz Cândido Ribeiro e Marcus Vinicius Silvestre Carneiro, conquistou o primeiro lugar nacional no “Desafio Jovem Empreendedor”, categoria ensino superior/tecnológico, promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Eles disputaram a final do desafio com outras 11 equipes.

Conforme divulgou o IFMG, a iniciativa teve mais de cinco mil inscritos divididos em 1.213 equipes e ocorreu em quatro fases. “O desafio trata de um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa que irá mergulhar no universo da economia criativa e pensar em um novo game para conquistar o mercado. Os participantes vivenciam, por meio de uma experiência digital de aprendizagem, o universo e as possibilidades do mundo empreendedor”, informou.

Para concorrer ao desafio, a equipe formiguense desenhou o “Smart World”, um jogo onde o participante tem a oportunidade de construir uma cidade do zero e embarcar em uma jornada única através do tempo em busca de conhecimento. “Para construir a cidade, o jogador precisa voltar a marcos históricos. No caso de criar uma ponte, por exemplo, ele deve viajar no tempo, ao Império Romano, e entender o contexto e a mecânica de construção de pontes. Após realizar missões e desbloquear esse conhecimento, ele volta para o presente e constrói as coisas na sua cidade”, exemplificou o professor Douglas.

Segundo ele, a ideia é proporcionar idas e vindas para que o jogador conheça a história, aprenda as habilidades e, aí sim, volte ao presente e desenvolva a sua cidade. “No presente é um jogo de simulação, onde existem todos os problemas para desenvolver uma população e, quando viaja ao passado, é um jogo de estratégia em tempo real onde precisa vencer desafios, lutar batalhas, ganhar o aprendizado dentro de uma situação histórica, para conseguir desenvolver a cidade no presente.”

Douglas ressaltou o orgulho que sente do trabalho desenvolvido pelos estudantes. “Ao longo das quatro fases desse desafio, esses jovens demonstraram uma determinação exemplar, enfrentando cada etapa com empenho e comprometimento. Na fase final nacional, onde ocorreu um encontro presencial, os estudantes mostraram um nível de foco impressionante. Conscientes da importância do momento, eles estavam dispostos a ir além dos limites para garantir uma apresentação impecável. Foram noites sem dormir para treinar o pitch, aprimorar o teaser e aperfeiçoar o mockup do game. Acredito firmemente no potencial deles para se tornarem líderes e empreendedores de sucesso no futuro”, comentou.

De acordo com o IFMG, a avaliação dos projetos foi realizada por desenvolvedores de jogos da indústria mineira e por influenciadores digitais reconhecidos no mercado de games. Como parte do prêmio, a equipe irá para São Paulo participar do BIG Festival (Best International Games Festival) entre os dias 28 de junho e 2 de julho. O evento acontece desde 2012 e é o mais importante festival de games da América Latina. Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro, o festival também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina.