Lançado o Concurso Nacional de Trovas em Formiga

Inscrições já estão abertas e devem ser feitas, com a entrega de trabalhos, até o dia 31 de agosto

Lançado o Concurso Nacional de Trovas em Formiga
O lançamento ocorreu na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, com a participação da diretoria, professores e alunos, além de acadêmicos da AFL




A Delegacia da União Brasileira de Trovadores (UBT) em Formiga lançou no dia 30 de abril, na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, o Concurso Nacional de Trovas. A solenidade contou com a presença do delegado da UBT, Paulo José de Oliveira, que também é presidente da AFL (Academia Formiguense de Letras); da diretoria, professores e alunos da instituição de ensino.

Conforme divulgou Paulo José, o evento teve como cerimonialista a professora Gisele Heloisa de Oliveira, que também é trovadora e acadêmica da AFL. Participaram ainda do ato as acadêmicas afoleanas e professoras Maria Lúcia de Oliveira e Leila Cristina Arantes, acompanhadas da diretora do Clube Literário Marconi Montoli (CLMM), Maria de Fátima Lopes Ferreira, e dos professores da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Divino Euzébio da Silva e Fernanda Aparecida Ribeiro Leal Arantes.

Na abertura do lançamento, o delegado Paulo José falou sobre a importância da trova, um pouco da história e como se tornar um poeta trovador. Também discursaram as acadêmicas, a representante do CLMM e os professores presentes.

“Para marcar e abrilhantar o evento, os professores realizaram no dia 26 de abril uma Oficina de Trovas com todos os alunos, produzindo painéis com exposição de inúmeras trovas feitas pelos alunos e professores, os quais no ato solene, com entusiasmo, recitaram suas obras trovísticas”, contou Paulo José.

Ao final, ele agradeceu a diretora da escola, Cláudia Gonçalves, o vice-diretor Baltazar de Oliveira Júnior e os demais profissionais que auxiliaram na realização do lançamento do concurso. 

 

O concurso

 

As inscrições para o concurso já estão abertas e devem ser feitas, com entrega de trabalhos, até o dia 31 de agosto. As trovas podem ser encaminhadas presencialmente ou pela internet. De forma presencial, basta entregar o material no seguinte endereço – Rua Vinícius Vespúcio, 442, Bairro Alvorada, aos cuidados de Paulo José. Já de forma virtual, é só enviar para o e-mail ubtdelegaciaemformiga@gmail.com, aos cuidados de Marlene Oliveira.

De acordo com o delegado da UBT em Formiga, trova é uma composição poética apresentada em quatro versos heptassílabos (sete silabas poéticas) contados até a última sílaba tônica. Possui rimas obrigatórias (rimas consoantes/perfeitas) do 1º com o 3º verso e do 2º com o 4º, sistema (ABAB). Deve apresentar sentido ou um pensamento completo (dispensando título e explicações), em português. A trova deve ser inédita e o tema deve constar no corpo da trova. O primeiro verso sempre inicia com letra maiúscula e os demais sempre com letra minúscula, salvo em casos onde a pontuação anterior exigir/justificar o uso de letra maiúscula.

O concurso terá duas modalidades – “Lírica e Filosófica” e “Humor”. As categorias são “veterano” e “novo trovador”. Na modalidade “Lírica e Filosófica”, o tema é “Formiga”. Já na modalidade “Humor”, o tema é livre. “As trovas deverão ser de autoria dos próprios concorrentes. Para todas as categorias é obrigatório constar a palavra ‘Tema’ no corpo de trova. É bom ressaltar que se considera novo trovador aquele concorrente que não obteve classificação em 3 concursos oficiais da UBT em âmbito nacional, entre os 5 primeiros colocados”, destacou Paulo José.

Os três primeiros colocados em cada categoria do concurso receberão certificados em ato solene que ainda será agendado e divulgado pela Delegacia da UBT.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo e-mail pajo121@yahoo.com.br ou pelo número de celular/WhatsApp: (37) 99923-8122.

A professora Gisele Heloisa de Oliveira, que foi a cerimonialista do evento e também é trovadora e acadêmica da AFL, e o delegado da UBT, Paulo José de Oliveira, que é ainda presidente da Academia Formiguense de Letras