Lata de cerveja da Fürst conquista 2º lugar no concurso ‘Lata Mais Bonita do Brasil’

Lite, que tem uma ilustração que representa Formiga, concorreu com outras nove finalistas em votação popular

Lata de cerveja da Fürst conquista 2º lugar no concurso ‘Lata Mais Bonita do Brasil’
O sócio da cervejaria, Paulo Fürst, recebendo a premiação




A lata da cerveja Fürst Pilsen Lite, produzida pela cervejaria formiguense Fürst, conquistou o segundo lugar no concurso ‘Lata Mais Bonita do Brasil’, realizado pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio). Ela, que tem uma ilustração que representa Formiga, concorreu com outras nove finalistas em votação popular, que ocorreu em novembro.

O concurso contou com a inscrição de 237 rótulos de 85 cervejarias de 13 estados brasileiros. Minas Gerais foi o segundo estado com mais inscritos (29), mas na final a Cervejaria Fürst foi a única representante mineira, concorrendo com a Lite, que é uma cerveja low carb com sabor suave, marcante e refrescante.

Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, essa foi a terceira edição do concurso, que teve como objetivo celebrar o talento e a criatividade de latas de cerveja com design inovador e diferenciado. “As 237 latas inscritas foram avaliadas por um júri especializado em design, artes plásticas, artes visuais, marketing e profissionais que lidam com a embalagem no dia-a-dia. Eles escolheram dez finalistas, após avaliarem a criatividade, a beleza a estética, a adequação ao produto e a clareza na comunicação”, disse.

Minas é, hoje, o terceiro Estado com maior número de cervejarias, com 222 estabelecimentos. No primeiro lugar do ranking, está São Paulo, com 387 cervejarias, e, em segundo, o Rio Grande do Sul, com 310.

A premiação aos vencedores ocorreu na semana passada. Eles não receberam prêmio financeiro, apenas uma placa mostrando a colocação de cada um. Em primeiro lugar, ficou a cerveja paulista West Coast IPA, da Complô. Em segundo, a Lite e em terceiro a Hockney’s Dreamscape, da cervejaria Hocus Pocus, do Rio de Janeiro.

“Somos campeões. Essa cultura de que segundo lugar não é bom já era. Quantas latas participaram. Quantas cervejarias queriam ao menos ser selecionadas. O segundo lugar é ótimo. Nossa primeira lata litografada. Chegamos a pouco mais de 2 meses no mercado e já alcançamos o pódio, e em segundo lugar. Excelente o resultado”, comemorou a Fürst em suas redes sociais.

De acordo com Paulo Fürst, sócio da cervejaria, a ideia de ter rótulos com desenhos surgiu da necessidade de se destacar no mercado de cervejas e transmitir a essência da marca aos consumidores. “Estamos comprometidos em fornecer não apenas cervejas de alta qualidade, mas também uma experiência única que começa desde o momento em que os clientes veem nossa lata”, explicou.

O designer responsável pela lata da Fürst, Marcos Parreiras, disse que foi um desfio criar a identidade da Lite, porque era importante passar essa leveza que o produto tem, sem perder a identidade da marca. “A ilustração representa a cidade de Formiga, onde a Fürst mantém sua operação em Minas Gerais. Pegamos os principais pontos da cidade e os organizamos em uma ilustração que trouxesse proximidade com quem conhece a cidade, e, mesmo por quem não conhece, a curiosidade de observar os pequenos detalhes da embalagem.”

A lata da Fürst Pilsen Lite é a segunda mais bonita do Brasil