Livro: fonte do saber

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Livro: fonte do saber




Celebrar o dia 29 de outubro, “Dia Nacional do Livro”, é abrir as portas para o conhecimento, para a aprendizagem. É acender a chama da liberdade de expressão, interpretação e criatividade.

            O livro é um amigo de todas as horas, ele pode ser encontrado na biblioteca, na cabeceira da cama, no sofá, na mesa de trabalho, ao lado do computador, na mochila, na sala de aula.... Ele está sempre a espera de alguém que deseja ler, folhear, reler, rever um parágrafo interessante...ou seja, sempre a espera de mãos para pegá-lo e olhos para lê-lo.

            Nesta data é importante ler um livro, buscar o novo, aprimorar as técnicas de convivência, buscando um desempenho melhor no trabalho, no relacionamento familiar, na sociedade, enfim, é tempo de inovar.

            Para a equipe das Bibliotecas Públicas enaltecer o livro é fundamental! Pois não existe Biblioteca sem livro e o livro torna-se ainda mais importante quando sai da estante e é emprestado. Alguém vai ler e espalhar sabedoria. Esta é a rotina do livro do acervo da Seção de Empréstimo.

            E há livro na Seção de Referência que é utilizado para pesquisa e estudo. Existe ainda, o acervo de “Obras Especiais”, as obras antigas, históricas, que retratam o passado das cidades, das nações, o início das civilizações, os heróis da antiguidade.

            Neste sentido da valorização do livro, do acervo, o grupo de servidores das Bibliotecas Públicas realiza a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” com atividades literárias: que focam no conteúdo de cada obra, na opinião, na ideia de cada escritor, destacando o impacto que a mesma causa na vida do leitor e também as atividades culturais: apresentando os grandes artistas nas diversas áreas da arte. E desta forma promovendo a aproximação do leitor com o talento e estilo de cada artista.

            É importante ressaltar que o livro, a leitura têm um poder transformador na vida do leitor, além de levá-lo a uma viagem imaginária em mundos desconhecidos, o encoraja a mudar de vida, sair da rotina.