Lotes urbanos são vistoriados pelo Corpo de Bombeiros

Ação teve início nesta segunda-feira com o objetivo de prevenir e reduzir incêndios em vegetação

Lotes urbanos são vistoriados pelo Corpo de Bombeiros
Durante a ‘Operação Verde’, bombeiros irão visitar terrenos baldios com vegetação alta e observar se há ausência de cercamento e lixo/entulho no local




Pessoas que costumam atear fogo em lotes e áreas tomadas por mato estão na mira do Corpo de Bombeiros em Formiga. Com a finalidade de disseminar a cultura de prevenção a incêndios em lotes vagos, reduzir o pico de ocorrências de incêndio em terrenos nos períodos críticos e demonstrar aos municípios a importância da fiscalização na prevenção a incêndios em vegetação, a 4ª Companhia de Bombeiros iniciou, nesta segunda-feira, 1 de abril, a realização de vistorias em lotes vagos, conforme prevê a “Operação Alerta Verde”.

Inicialmente, os militares visitam os terrenos baldios, com vegetação alta e com histórico recorrente de incêndio. Itens como ausência de cercamento, que facilita o acesso e a ação de vândalos, e a presença de lixo/entulho também são considerados, já que, dependendo do material descartado incorretamente, um incêndio pode ter início ou sua propagação pode ser acelerada.

Os dados são condensados e podem ser acessados pela Prefeitura Municipal, que tem o poder e dever legal para fiscalizar e multar proprietários que, com sua omissão ou negligência, contribuam para ocorrências de incêndio em vegetação.

Segundo os bombeiros, estudos apontam que medidas de prevenção tendem a custar cerca de sete vezes menos que ações reparadoras. No caso de incêndios em lotes vagos, facilmente evitáveis, o acionamento de uma equipe de Bombeiros pode inviabilizar o seu emprego em ocorrências complexas e com risco à vida de cidadãos.

“Além dos malefícios à fauna e à flora, e de causar o surgimento e agravamento de doenças em pessoas, provocar incêndio consiste em crime que pode ocasionar ao autor penas de multa e até prisão”, alerta a companhia.