Mão Amiga completa 17 anos nesta sexta-feira

Associação atende diversas pessoas que lutam contra o câncer e outras patologias graves em Formiga e região

Mão Amiga completa 17 anos nesta sexta-feira
A Mão Amiga está localizada na Rua Marechal Deodoro, 354, no Centro de Formiga




Fundada em 2006, a Associação Mão Amiga completa 17 anos nesta sexta-feira, dia 9 de junho. A entidade, que atende diversas pessoas que lutam contra o câncer e outras patologias graves em Formiga e região, foi fundada pelas formiguenses Rita de Cássia Pereira Rocha, Wilse Marques Faria e Marta Maria da Silveira Oliveira, já falecida.

Atualmente, a associação conta com mais de 10 mil cadastrados, entre ativos e inativos. Entre os ativos, há dezenas de pessoas que contam com este auxílio desde o início da atuação da entidade.

“Ao longo dos anos, a Mão Amiga foi diversificando seus atendimentos assistenciais e conseguindo se fazer presente de forma bem expressiva na vida da comunidade”, comentou Kátia Félix, gerente assistencial.

O número de cadastros impressiona, mas os números de atendimentos nas modalidades assistenciais ainda são mais representativos. Por mês, cerca de 120 assistidos recebem a assistência com viagens para fora do município; mais de 4 mil medicamentos são doados; 38 pessoas são assistidas com a Multimistura Amiga; em média, 700 exames e consultas são realizados mensalmente; mais de 180 cestas verdes são distribuídas semanalmente e mais de 200 pacotes de fraldas geriátricas são doadas todo mês. Além disso, a entidade possui mais de 1200 equipamentos emprestados atualmente e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apoia 35 usuárias da terceira idade. A Oficina Terapêutica conta com 10 assistidas e a associação assiste alguns casos até com assessoria jurídica.

Conforme divulgou a Mão Amiga, os mais de 10 mil cadastros não incluem os do Centro de Reabilitação da Mão Amiga inaugurado em 2021, especializado em Fisioterapia, Psicoterapia e Nutrição, os números elevariam a marca ainda mais alto. “São 1.860 atendimentos fisioterapêuticos por mês; mais de 40 atendimentos com nutricionista e cerca de 100 atendimentos de psicoterapia. A Mão Amiga é uma entidade sem fins lucrativos e depende da doação da comunidade para manter seu grande trabalho assistencial. Emendas do poder público e parcerias também são muito importantes para o custeio da luta contra o câncer em Formiga e região e não deixamos de lutar para alcançá-las”, contou Wilse Marques, coordenadora geral da Mão Amiga.

Segundo ela, esses 17 anos de associação são de muita luta e realizações. “Estamos sempre procurando fazer uma entrega de assistência com excelência para a comunidade, afim de cumprir a missão Mão Amiga”, comentou.

Para a presidente da associação, Rita de Cássia, este grande trabalho assistencial não seria possível sem o apoio da comunidade. “Por isso, gostaríamos de agradecer a todos que tornam esta grande história em uma realidade tão importante pra nossa comunidade.”

História da entidade

Foi passando pelo sofrimento do câncer de mama que Rita de Cássia Pereira Rocha decidiu que, caso se curasse, trabalharia em prol de portadores da doença. Assim que recebeu o diagnóstico em agosto do ano 2000, iniciou o tratamento. Quatro anos mais tarde, então curada, sentiu a necessidade de ajudar outras mulheres que passavam pelo mesmo problema. Foi então que duas integrantes da Câmara da Mulher se juntou a Rita, Wilse Marques Faria e Marta Maria da Silveira Oliveira, e decidiram formatar o projeto e colocá-lo finalmente em prática. Mas para não ficar restrito a um só tipo de câncer, já que percebiam a incidência de outros tipos da doença no município, elas o renomearam como Mão Amiga. As amigas solicitaram apoio de outra ONG de assistência a pacientes oncológicos, a Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas), e a parceria durou 5 meses, até que em 9 de junho de 2006 a Mão Amiga foi formalizada como associação. Com o apoio da Prefeitura de Formiga, que cedeu uma garagem para a instalação da entidade por 3 anos, foi possível colocar uma mesa para atendimento aos assistidos e, depois, foi montado um bazar de roupas para angariar fundos. Com o aumento dos atendimentos, era preciso um lugar maior, foi então que a associação alugou um imóvel na Rua Lassance Cunha com o apoio importante de Rômulo Filpi, proprietário da Cal Oeste, que custeava metade do aluguel. A casa, que era grande no início, ficou pequena devido ao trabalho desenvolvido pela entidade, com os inúmeros atendimentos psicológicos, oficinas de artesanatos, empréstimo de vários tipos de equipamentos, as palestras, eventos e o bazar. Então, junto à comunidade, a Mão Amiga elaborou o projeto da construção de sua sede própria, o Núcleo de Apoio Assistencial e de Prevenção ao Câncer, que hoje proporciona mais espaço e conforto aos assistidos e desenvolve diversos trabalhos.

O endereço da sede é Rua Marechal Deodoro, 354, no Centro de Formiga. O telefone de atendimento é 3322 3291.


As fundadoras da associação: Marta Maria da Silveira Oliveira (já falecida), Rita de Cássia Pereira Rocha e Wilse Marques Faria