Moradores do Centro tampam bueiros e aumentam risco de inundações na cidade

Ação tem gerado indignação em Formiga e Defesa Civil divulgou nota orientando a população a manter as ‘bocas de lobos’ desobstruídas

Moradores do Centro tampam bueiros e aumentam risco de inundações na cidade
Alguns dos bueiros encontrados tampados no Centro de Formiga




Moradores do Centro de Formiga estão tampando os bueiros que escoam as águas das chuvas com a justificativa de combater o mau cheiro que sai deles. A ação tem gerado indignação na cidade e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulgou nesta terça-feira, dia 7, nota orientando a população a manter as ‘bocas de lobos’ desobstruídas.

Nesta semana, ‘O Pergaminho’ foi procurado por um formiguense que está revoltado por ver vários bueiros do Centro tampados com pedaços de madeira, plásticos e pisos de cerâmica. Ele disse que ficou sabendo que o mau cheiro seria o motivo da ação, porém ressaltou que são os próprios moradores que jogam lixo na rua e, da rua, vai para o bueiro, resultando no mau cheiro.

Equipe do jornal andou pelo Centro e encontrou bueiros tampados na Rua Pio XII com Rua dos Viajantes; Monsenhor João Ivo e Newton Pires com Joaquim Rodarte. Procurado por ‘O Pergaminho’, o coordenador municipal de Defesa Civil, Jorge Zaidam, também se mostrou indignado com a atitude dos moradores, por causa do risco que isso gera com as chuvas. Segundo ele, os bueiros tampados podem gerar alagamentos nas ruas e inundações nos estabelecimentos comerciais.

Um advogado, que pediu para o seu nome não ser revelado, disse ao jornal que as pessoas que colocam essas tampas nos bueiros podem ser responsabilizadas, caso algum comerciante ou morador tenha prejuízos causados pelo bloqueio dos bueiros.

 

Nota da Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil faz um alerta a todos os formiguenses para que façam vistorias constantes nos bueiros e ralos dos quintais de suas residências ou nos imóveis comerciais, para que eles permaneçam desobstruídos.

“O entupimento de bueiros pode causar incidentes de graves proporções, como inundações, provocando quedas de paredes e muros. Qualquer material que esteja próximo ou sobre os bueiros deve ser removido. Essas ações prévias de limpeza devem ser realizadas não só no início da estação chuvosa, mas durante todo o período, que seguirá até março do próximo ano”, destaca a nota da Defesa Civil municipal.

O órgão ainda solicita aos cidadãos que não joguem lixo nas vias públicas, pois com as chuvas a enxurrada leva esses detritos para os bueiros, provocando a inundação de ruas, avenidas e praças.

Segundo a Defesa Civil, o lixo doméstico deve ser colocado nos horários previstos, nunca no dia ou noite anteriores. “Entulhos de construção civil não devem ser jogados nas ruas, devem ser recolhidos em caçambas, evitando o entupimento dos bueiros”, ressaltou.

Alguns dos bueiros encontrados tampados no Centro de Formiga


Sem bueiros, enxurradas podem causar grandes prejuízos em Formiga

Os bueiros são canais essenciais para o escoamento das enxurradas. Sem eles, as inundações podem ocorrer em segundos e causar grandes prejuízos aos moradores e comerciantes da cidade. Na tarde do dia 31 de outubro, os poucos minutos de chuva em Formiga foram suficientes para derrubar um muro no ‘Beco dos Aflitos’, em frente ao Edifício Areias Brancas, no quarteirão do Colégio Santa Teresinha. Por pouco, o incidente não fez vítimas.

A pressão da água da enxurrada fez o muro romper em questão de segundos e por pouco não atingiu um veículo que estava passando pelo local.

A força da enxurrada derrubou um muro no ‘Beco dos Aflitos’